Levando a terapia para casa: o impacto do treinamento parental da OMS
Resumen
A incidência de diagnósticos de transtornos do neurodesenvolvimento aumenta anualmente, expandindo a lacuna existente entre a demanda e a disponibilidade de profissionais especializados. Baseando-se nesta necessidade, a Organização Mundial da Saúde desenvolveu o Treinamento de Habilidades de Cuidadores para Famílias de Crianças com Atrasos no Desenvolvimento e Deficiências (ou CST).Assim,o objetivo deste estudo foi avaliar qualitativamente o impacto do CST nas famílias. Para tal, uma lista do serviço especializado de um hospital público foi convidada a realizar o CST (n=94), aqueles que aceitaram (n=20) participaram do programa de três atendimentos individuais e nove sessões em grupo, além de entrevistas antes e após o treinamento, quando questionários foram aplicados.Entre os cuidadores, 54,5% afirmaram que houve melhora na vida de suas famílias após participarem do CST, especialmente com relação a maior aceitação do diagnóstico da criança (22,7%), seguido de aumento nas habilidades de comunicação (9,1%) e sociabilidade (9,1%).
Descargas

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY NC 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para fins não comerciais
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.