Relato de caso

leishmaniose disseminada e particularidades da doença

Palavras-chave: Leishmaniose; Acolhimento; Saúde Mental; Autoimagem; Cuidados primários; Pacientes.

Resumo

O cuidado na prática dos serviços de saúde não concebe mais um olhar fragmentado que visa apenas a doença, nesse contexto, citam-se os indivíduos com feridas crônicas,que trazem um sofrimento psíquico frequentemente relacionado à imagem corporal.Uma delas é a leishmaniose tegumentar americana (LTA) presente em todas regiões do país. Uma de suas formas raras, mas emergente, é a Leishmaniose Disseminada (LD). Definida pela presença de mais de dez lesões cutâneas polimórficas distribuídas em mais de duas áreas não contíguas do corpo1é encontrada em 2% dos casos da LTA2. Sintomas sistêmicos podem acometer o indivíduo e a mucosa das vias aéreas pode ser acometida em qualquer fase da doença

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Shishido, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2015). Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2019)

Rafael Prizon Tronco, Universidade Estadual de Maringá

Médico, graduado pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Auditoria de Saúde pela Uninter. Professor de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Maringá. 

Letícia Ziggiotti de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Residência em Infectologia pelo Hospital Nossa Senhora das Graças, Curitiba-PR (2016)

Renata Bernardini de Lima, Hospital Erasto Gaertner

Médica patologista, com foco em patologia cirúrgica oncológica e hematopatologia. Residência em patologia no Hospital Erasto Gaertner (2017-2020), formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2015).

Rosangela Ziggiotti de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (1982), residência em Medicina de Família e Comunidade, especialização em Epidemiologia, mestrado em Medicina Preventiva (USP-Ribeirao Preto) e doutorado em Medicina Interna (UFPR-Curitiba) . Foi medica epidemiologista - Vigilância epidemiológica da Secretaria do Estado de saúde no Paraná. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá-Maringá-PR, Coordenadora da Residência de Medicina de Família e Comunidade e Supervisora do Programa PROVAB/Mais Médicos.

Publicado
2023-02-16
Como Citar
Shishido, M., Tronco, R. P., Oliveira, L. Z. de, Lima, R. B. de, & Oliveira, R. Z. de. (2023). Relato de caso. Journal of Interprofessional Health Education, 1, 1-3. https://doi.org/10.4025/jinterprofhealtheduc.v1i0.64611