Temas de Saúde Coletiva

  • Ingrid Giarola Matias dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Max Jean de Ornelas Toledo Universidade Estadual de Maringá
  • Fernanda Campanerutti Calegari Matick Universidade Estadual de Maringá
  • Paula Aline Zanetti Campanerut-Sa Universidade Estadual de Maringá
  • Emília Narita
  • Felipe Assan Remondi Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Covid-19; RT-qPCR; SARS-CoV-2;, análise exploratória; suporte nutricional; COVID-19;, letramento em saúde; profissionais de saúde; competência.

Resumo

Tema 1: Perfil de pacientes com suporte nutricional que sobreviveram à COVID-19  e ventilação mecênica em um hospital do norte do paraná

O suporte nutricional enteral é a principal opção de nutrição para pacientes em ventilação mecânica devido à gravidade de seu estado e incapacidade de comer normalmente. Frequentemente, esses pacientes enfrentam complicações graves, incluindo infecções, falência de órgãos, hospitalização prolongada e risco de morte devido ao estresse metabólico elevado. Nesses casos, a terapia nutricional precoce deve ser iniciada em até 48 horas após a admissão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou até 12 horas após a intubação.

Tema 2: Perfil de pacientes com suporte nutricional que sobreviveram à COVID-19 e ventilação mecânica em um hospital do norte do Paraná

O suporte nutricional enteral é a principal opção de nutrição para pacientes em ventilação mecânica devido à gravidade de seu estado e incapacidade de comer normalmente. Frequentemente, esses pacientes enfrentam complicações graves, incluindo infecções, falência de órgãos, hospitalização prolongada e risco de morte devido ao estresse metabólico elevado. Nesses casos, a terapia nutricional precoce deve ser iniciada em até 48 horas após a admissão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou até 12 horas após a intubação.

Tema 3: Métodos para avaliação de competências de profissionais de saúde sobre letramento em saúde

O Letramento em Saúde (LS) é um conceito importante no contexto do cuidado em saúde, por refletir habilidades cognitivas e sociais que determinam a capacidade dos indivíduos de compreender e utilizar informações na promoção de sua própria saúde. Os profissionais de saúde desempenham papel central no processo de desenvolvimento do LS dos pacientes, promovendo o autocuidado e a obtenção de melhores resultados terapêuticos. Neste contexto, é importante ter parâmetros que possam avaliar a capacidade dos profissionais sobre LS, englobando conhecimentos, habilidades e atitudes para utilização do conceito. Identificar lacunas e barreiras sobre o tema são os primeiros passos para o delineamento de ações para qualificação do cuidado prestado.  

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-09-06
Como Citar
Santos, I. G. M. dos, Toledo, M. J. de O., Matick, F. C. C., Campanerut-Sa, P. A. Z., Narita, E., & Remondi, F. A. (2024). Temas de Saúde Coletiva. Journal of Interprofessional Health Education, 1(1). https://doi.org/10.4025/jinterprofhealtheduc.v1i1.73462