Implantação e desenvolvimento da liga acadêmica de mfc como reafirmação do SUS no Paraná
Resumo
A Medicina de Família e Comunidade (MFC) foi reconhecida como especialidade em 1981 e ganhou destaque com as Diretrizes Curriculares de Medicina. Na Universidade, a criação da Liga Acadêmica de MFC (LAMFaC), em 2021, buscou fortalecer o contato dos acadêmicos com a especialidade. Este estudo tem como objetivo descrever a implantação e o desenvolvimento da LAMFaC de 2021 a 2023. Durante a pandemia, internos mobilizaram-se para criar a Liga, priorizando ensino remoto com foco em experiências em MFC, Saúde Mental e Método Clínico Centrado na Pessoa. No mesmo ano, atividades extensionistas combateram a pobreza menstrual. Ao longo de 2022, as aulas abordaram cuidados à população LGBTQIAPN+ e procedimentos clínico-cirúrgicos básicos. No ano de 2023, simpósios e projetos como “Sábio Cuidado” focaram no cuidado a idosos. Essas iniciativas, associadas a estágios em UBS e produção científica, reforçam a relevância da MFC no SUS e sua influência na formação médica.
Downloads

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY NC 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para fins não comerciais
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.