Estágio supervisionado em medicina da família e comunidade durante a graduação em medicina: um relato de experiência

  • Beatriz Zampar Secretaria Municipal de Saúde de Londrina
  • Maria Eduarda Gertrudes Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Matheus Henrique Trizotte Universidade Estadual de Londrina
  • Raquel Gonçalves Fujisawa Universidade Estadual de Londrina
  • Raul Henrique Tonin dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Yasmim Brustolin Lobo Rodrigues Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Educação Médica; Estágio Supervisionado; Medicina de Família e Comunidade; Sistema Único de Saúde; Cuidado Centrado na Pessoa; Educação em Saúde; Formação Médica; Preceptoria Médica; Prática Baseada na Comunidade.

Resumo

O Brasil, sendo uma federação de dimensões continentais e diversidade cultural e epidemiológica, exigiu que o Sistema Único de Saúde (SUS) fosse organizado para atender às diferentes realidades existentes nesse território. Como a porta de entrada do SUS, a Atenção Primária em Saúde (APS) desempenha importante papel ao atender as necessidades dos usuários de forma integral e coordenada. A formação de médicos deve incluir o aprendizado desses conceitos, e as experiências na APS possibilitam uma nova visão sobre a prática médica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-06-24
Como Citar
Zampar, B., Silva, M. E. G., Trizotte, M. H., Fujisawa, R. G., Santos, R. H. T. dos, & Rodrigues , Y. B. L. (2025). Estágio supervisionado em medicina da família e comunidade durante a graduação em medicina: um relato de experiência. Journal of Interprofessional Health Education, 2(1). https://doi.org/10.4025/jinterprofhealtheduc.v2i1.77472