Análise epidemiológica dos casos de sífilis em gestante no Paraná nos anos de 2013 a 2023
Resumo
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, causada por uma bactéria, o Treponema pallidum. Atualmente considerado um grave problema de saúde pública devido às elevadas taxas de prevalência, principalmente no que se refere à sífilis na gestação, pois, a infecção pode ser transmitida por via placentária, da gestante infectada não tratada ou inadequadamente tratada, ocasionando consequências graves para o feto - podendo ocorrer desfechos adversos, incluindo abortamento, parto pré-termo, sífilis congênita precoce ou tardia, óbito fetal, entre outros. Dessa maneira, o acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne essa patologia, por isso, recomenda-se o rastreamento na gestação em três momentos: primeiro trimestre; terceiro trimestre e na admissão para parto. uma vez diagnosticada a sífilis, deve-se: notificar; tratar a gestante; tratar o parceiro e acompanhar com sorologia mensal, através do VDRL.
Downloads

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY NC 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para fins não comerciais
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.