Sobre o portal

1 O que é o Portal de Periódicos da UEM?

O Portal de Periódicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), registrado no Centro Brasileiro de ISSN sob o número 2525-5479, é uma plataforma digital de reunião, divulgação e qualificação de publicações periódicas de acesso aberto voltados à pesquisa, à extensão e ao ensino universitários.

2 Quais os objetivos do Portal de Periódicos da UEM?

Reunir a produção acadêmica publicada por periódicos editados na UEM, preferencialmente;

Ampliar a visibilidade de publicações periódicas, com vistas tanto ao incremento de sua importância para o avanço da ciência, quanto à democratização do acesso ao conhecimento produzido em diferentes áreas do conhecimento na UEM;

Estimular o envolvimento da comunidade acadêmica da UEM com os variados processos editoriais de publicações periódicas por meio de pesquisa, ensino e extensão;

Discutir e propor políticas e procedimentos para criação e qualificação de publicações periódicas no âmbito da UEM;

Valorizar espaços e oportunidades para a reflexão acerca das funções de editores/as, avaliadores/as e autores/as no tocante aos desafios tecnológicos, financeiros e éticos das publicações periódicas.


3 Como é realizada a administração do Portal de Periódicos?

O Portal de Periódicos da UEM é administrado pela Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) a partir da constituição de um Comitê Gestor (CGP), nomeado pelo Gabinete da Reitoria (GRE). O CGP é o órgão propositivo e deliberativo responsável pela elaboração, discussão e aprovação de sugestões, critérios e procedimentos referentes à criação, à inclusão, avaliação e à qualificação dos periódicos publicados na UEM.

*O suporte a leitores/as autores/as e avaliadores/as não cabe ao CGP, mas à equipe gestora de cada periódico. Para localizar o contato principal ou suporte técnico, acesse ao periódico e localize o e-mail para o qual deverá ser encaminhada a solicitação.

* O conteúdo dos periódicos que compõem o PP da UEM, incluindo os metadados, é de responsabilidade de seus/as respectivos/ as editores/as.

4 Quais benefícios podem ser alcançados pelos periódicos que almejam integrar o Portal de Periódicos da UEM?

Publicação em plataforma digital de acesso aberto ‒ Open Journal System OJS);
Independência operacional;
Armazenamento em servidor institucional;
Rastreamento do conteúdo disponível por outros bancos de dados;
Assessoramento e acompanhamento pelo CGP, com vistas à qualificação do periódico.

5 O que é necessário para credenciar um periódico no Portal de Periódicos da UEM?

Para ingressar no PP o proponente deverá submeter a candidatura do periódico ao CGP, preenchendo o Formulário I - Requisitos para inclusão de periódico no Portal de Periódicos. A solicitação da credenciamento deve atender a critérios definidos e aplicados pelo CGP, constantes no Formulário I.

6 Como será feita a avaliação da proposta de inclusão de periódico no Portal de Periódicos da UEM?

A proposta será avaliada pelo CGP, com base nos critérios obrigatórios e classificatórios para deferir ou indeferir uma candidatura, dispostos no Formulário I. O CGP designará um/a relator/a que fará a apresentação da proposta, a ser avaliada e deliberada pelo próprio CGP. Ao final, o CGP emitirá parecer final, com aprovação ou rejeição da candidatura.

7 No caso de indeferimento da proposta, é possível solicitar revisão da candidatura ao CGP?

Pedidos de revisão do resultado da candidatura poderão ser encaminhados ao CGP por meio de requerimento via eProtocolo, endereçados à Eduem, no prazo máximo de dois dias úteis, a contar da data de recebimento da avaliação. Após revisão do resultado da candidatura pelo CGP não caberá nova revisão da decisão.

8 No caso de indeferimento da proposta, há prazo para nova submissão da proposta à candidatura?

Em caso de indeferimento da candidatura, não há prazo a ser considerado para nova submissão. Contudo, o requerente deverá atentar-se cuidadosamente aos critérios exigidos no Formulário I.

9 Uma vez aceito o periódico no Portal de Periódicos da UEM, o que é necessário para garantir a sua permanência?

O periódico alocado no PP da UEM deve atender a requisitos obrigatórios e de aprimoramento editorial (Formulário II). Os requisitos obrigatórios devem ser cumpridos pelo periódico de modo a assegurar a sua permanência no PP. Os requisitos de aprimoramento editorial orientarão o CGP na avaliação continuada do periódico, auxiliando a identificar avanços no tocante a sua qualificação.

10 Como será feito o acompanhamento do periódico no Portal de Periódicos da UEM?

O CGP acompanhá o funcionamento e o desenvolvimento do periódico, a qual passará por avaliações bienais com vistas ao seu aprimoramento editorial. O resultado da avaliação do periódico será enviado pelo CGP ao/à editor/a, com o comunicado sobre a necessidade de apresentar um Plano de Aprimoramento Editorial (PAE) visando ao atendimento dos critérios estabelecidos. O PAE será avaliado pelo CGP, podendo ser aceito, aceito com recomendações ou recusado. O resultado da avaliação do PAE pelo CGP levará à permanência do periódico ou a sua interrupção no PP.

11 Como posso ter acesso a informações complementares, caso necessário?

Basta entrar em contato com a Equipe Eduem pelo telefone (44) 3011-4103 ou pelo e-mail periodicos@uem.br.