ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM NO POSICIONAMENTO DAS EMPRESAS NO MERCADO AUTOMOBILÁSTICO DE MARINGÁ – PR

  • Tatiana da Silva Lachi
  • Suely da Silva Carreira

Resumo

O crescimento do setor automobilístico brasileiro vem sendo ameaçado pela entrada de produtos importados no país. Diante deste cenário, as empresas automobilísticas buscam estratégias para tornarem-se competitivas. Este trabalho tem como objetivo principal identificar dentro das cinco forças competitivas, quais fatores levam as vantagens competitivas dentro do setor automobilístico na cidade de Maringá-PR. Para isso foram selecionadas algumas empresas concessionárias de veículos, que representam as quatro maiores marcas nacionais no mercado brasileiro, para servirem de objeto de estudo. Também foi selecionada uma amostra de clientes em potencial, com a finalidade de coletar informações a respeito da identidade da marca, que pode ser uma vantagem competitiva em relação à ameaça de novos entrantes. Observou-se que a falta de fidelidade em relação a marca representa uma ameaça à entrada de produtos novos no mercado e de produtos substitutos. O fator atendimento ao cliente pode ser considerado uma vantagem competitiva para as empresas pesquisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-06-30
Como Citar
da Silva Lachi, T., & da Silva Carreira, S. (2014). ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM NO POSICIONAMENTO DAS EMPRESAS NO MERCADO AUTOMOBILÁSTICO DE MARINGÁ – PR. Revista Produção Industrial & Serviços, 1(1), 119-138. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52312
Seção
Engenharia Organizacional