TEORIA DAS FILAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: ESTUDO DE CASO EM UM SUPERMERCADO

  • Vitor Hugo Raiol da Silva Universidade Federal do Pará

Resumo

Neste artigo, foi abordada, analisada e aplicada uma correlação entre a prestação de serviço e a aplicabilidade com a Teoria das Filas, onde foi analisado o problema de congestão em caixas de supermercado, visando responder a pergunta que Doile (2000) levantou em seu artigo: âQual modelo de filas se adapta melhor aos objetivos da empresa em relação ao atendimento de qualidade nos caixas e quantos atendentes são necessários para isso, levando-se em conta as variações de demandas?â?. Preocupando em melhorar o nível de serviço aos consumidores já que há forte concorrência no mercado e que tem criado condições de competitividade parecidas, com preços e ambientes semelhantes. Sendo adotados dois modelos: (i) para representar o sistema através de fila única M/M/s e (ii) representando o sistema por meio de m modelos M/M/1, paralelos e independes. Mostrando resultados que mais se adaptam à atual realidade da empresa e que apresentam bons desempenhos.

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Biografia do Autor

Vitor Hugo Raiol da Silva, Universidade Federal do Pará
Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Amapá e especialização em Gestão Financeira Empresarial pela Universidade Federal do Pará em andamento
Publicado
2018-11-12
Como Citar
Raiol da Silva, V. H. (2018). TEORIA DAS FILAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: ESTUDO DE CASO EM UM SUPERMERCADO. Revista Produção Industrial & Serviços, 4(1), 89-101. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52368