TEORIA DAS FILAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: ESTUDO DE CASO EM UM SUPERMERCADO

  • Vitor Hugo Raiol da Silva Universidade Federal do Pará

Résumé

Neste artigo, foi abordada, analisada e aplicada uma correlação entre a prestação de serviço e a aplicabilidade com a Teoria das Filas, onde foi analisado o problema de congestão em caixas de supermercado, visando responder a pergunta que Doile (2000) levantou em seu artigo: âQual modelo de filas se adapta melhor aos objetivos da empresa em relação ao atendimento de qualidade nos caixas e quantos atendentes são necessários para isso, levando-se em conta as variações de demandas?â?. Preocupando em melhorar o nível de serviço aos consumidores já que há forte concorrência no mercado e que tem criado condições de competitividade parecidas, com preços e ambientes semelhantes. Sendo adotados dois modelos: (i) para representar o sistema através de fila única M/M/s e (ii) representando o sistema por meio de m modelos M/M/1, paralelos e independes. Mostrando resultados que mais se adaptam à atual realidade da empresa e que apresentam bons desempenhos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Vitor Hugo Raiol da Silva, Universidade Federal do Pará
Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Amapá e especialização em Gestão Financeira Empresarial pela Universidade Federal do Pará em andamento
Publiée
2018-11-12
Comment citer
Raiol da Silva, V. H. (2018). TEORIA DAS FILAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: ESTUDO DE CASO EM UM SUPERMERCADO. Revista Produção Industrial & Serviços, 4(1), 89-101. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52368