PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NO SETOR DE ALIMENTOS

  • Thaisa Rodrigues Instituto Federal de Santa Catarina
  • Aldo Braghini Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Uma das formas de aumentar as chances de sucesso do Processo de Desenvolvimento de Produtos é investir esforços na macro-fase Front-End Innovation, principalmente na sua fase conhecida como Planejamento Estratégico de Produtos. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi avaliar a frequência ou não de realização das atividades de Planejamento Estratégico de Produtos no setor de alimentos (área de laticínios). Para tanto, foi realizada uma pesquisa survey, estruturada a partir de um questionário online com 36 empresas brasileiras de laticínios. A maior parte da amostra são indústrias de grande porte, com o Processo de Desenvolvimento de Produtos formalizado e com um modelo do Processo de Desenvolvimento de Produtos totalmente estruturado, que desenvolvem produtos novos para a própria indústria e para o mercado, mas as inovações costumam ser incrementais. A maior parte das indústrias de laticínios do presente estudo, realizam frequentemente as atividades de Planejamento Estratégico de Produtos citadas na literatura. Algumas atividades apresentaram baixa frequência, isto pode estar relacionado a falta de tempo para o desenvolvimento de produto, já que algumas indústrias relataram isso ao final da pesquisa. Talvez seja pela falta de clareza sobre a importância de investir tempo no Planejamento Estratégico de Produtos e como isso aumentas as chances de sucesso no Processo de Desenvolvimento de Produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisa Rodrigues, Instituto Federal de Santa Catarina
Professora EBTT do Instituto Federal de Santa Catarina, departamento de Engenharia de Produção. Mestra e Engenheira de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Doutoranda de Engenharia de Produção pela mesma Universidade. Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento de Produtos e Processo de Manufatura.
Aldo Braghini Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Publicado
2018-12-07
Como Citar
Rodrigues, T., & Braghini Junior, A. (2018). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NO SETOR DE ALIMENTOS. Revista Produção Industrial & Serviços, 5(1), 15-31. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52387
Seção
Engenharia do Produto