PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NO SETOR DE ALIMENTOS
Resumo
Uma das formas de aumentar as chances de sucesso do Processo de Desenvolvimento de Produtos é investir esforços na macro-fase Front-End Innovation, principalmente na sua fase conhecida como Planejamento Estratégico de Produtos. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi avaliar a frequência ou não de realização das atividades de Planejamento Estratégico de Produtos no setor de alimentos (área de laticínios). Para tanto, foi realizada uma pesquisa survey, estruturada a partir de um questionário online com 36 empresas brasileiras de laticínios. A maior parte da amostra são indústrias de grande porte, com o Processo de Desenvolvimento de Produtos formalizado e com um modelo do Processo de Desenvolvimento de Produtos totalmente estruturado, que desenvolvem produtos novos para a própria indústria e para o mercado, mas as inovações costumam ser incrementais. A maior parte das indústrias de laticínios do presente estudo, realizam frequentemente as atividades de Planejamento Estratégico de Produtos citadas na literatura. Algumas atividades apresentaram baixa frequência, isto pode estar relacionado a falta de tempo para o desenvolvimento de produto, já que algumas indústrias relataram isso ao final da pesquisa. Talvez seja pela falta de clareza sobre a importância de investir tempo no Planejamento Estratégico de Produtos e como isso aumentas as chances de sucesso no Processo de Desenvolvimento de Produtos.