ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE COPOS PERSONALIZADOS A PARTIR DO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA

  • Paula Francine Giacomelli Decker Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Valdésio Benevenutti Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o comportamento do consumidor de copos personalizados a partir do processo decisório de compra, na cidade de Joinville (SC). Como metodologia, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, em seguida, foi elaborado um questionário o qual foi aplicado à 400 pessoas, quantidade esta obtida por meio do cálculo do tamanho da amostra. O resultado da pesquisa revelou que 63,3% dos pesquisados afirmam que reconhecem a necessidade de compra de copos personalizados ao realizarem um evento. Como fontes de informações consultadas, destacam-se a observação dos copos que as pessoas estão comprando e usando (73,4%) e a indicação de familiares e amigos (72,5%). Na avaliação das alternativas, os consumidores prezam pelo menor impacto ao meio ambiente (55,0%), seguido do preço (42,5%). Na compra, planejam-nas antecipadamente (41,8%), comprando tanto online (31,0%) quanto em lojas físicas (24,3%), preferindo o pagamento à vista (58,7%). Quanto ao uso, costumam utilizá-los principalmente em eventos (49,5%). Em relação à avaliação pós-consumo, os consumidores não compram mais do fabricante quando insatisfeitos com o produto (68,0%) ou com o atendimento (56,3%). Relacionado à etapa de descarte, costumam guardar os copos personalizados que recebem como recordação (59,7%) e, ao descartá-los, preferem a reciclagem (67,7%).

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Publicado
2018-12-07
Como Citar
Giacomelli Decker, P. F., & Benevenutti, V. (2018). ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE COPOS PERSONALIZADOS A PARTIR DO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA. Revista Produção Industrial & Serviços, 5(1), 32-44. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52388
Seção
Engenharia do Produto