ANALISE DO MARKUP EM RELAÇÃO AO PREÇO DE VENDA UTILIZADO EM UMA INDUSTRIA DE ARTEFATOS DE ALUMÁNIO DA REGIÃO SUDOESTE PARANAENSE
Resumo
A pesquisa teve por objetivo comparar o Mark-up com o preço de venda praticado por uma empresa, a fim de evidenciar a formação de preço de venda e verificar se a empresa está de fato obtendo o lucro desejado face o item comercializado. O Mark-up assim sendo um índice aplicado sobre o custo de um produto para chegar à formação do preço de venda, é uma ferramenta fundamental para consubstanciar o real lucro. O trabalho traz ainda conceito sobre a contabilidade de custos, assim como também evidencia a contribuição da contabilidade como meio de informação fundamental para decisões assertivas. E para exemplificar a pesquisa elaboramos um estudo de caso sobre o tema apresentado, onde foi realizado um trabalho comparativo em relação ao Mark-up e o preço de venda praticado por uma indústria de artefatos de alumínio situada na cidade Palmas-PR, com dados fornecidos pela empresa, a finalidade do estudo foi verificar a credibilidade do percentual de lucro estabelecido pela entidade. No transcurso da análise, foi possível constatar uma falha no processo de fixar um preço de venda compatível com o lucro esperado, uma vez que o Mark-up nos mostra um valor inferior, referente ao estipulado para efetivar o preço comercializado.