A METODOLOGIA 5S E SUA APLICAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UM CENTRO DE ESTÉTICA
Resumo
Desenvolvido no Japão em meados década de 50 os 5S, que nas traduções foram interpretados por senso de utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina, tem sido nos tempos atuais uma ferramenta de suma importância para as organizações que almejam ambientes de trabalho de qualidade, a satisfação dos clientes e o bem-estar dos colaboradores. Em meio os principais objetivos do programa destaca-se melhorias com ambientes de trabalho limpos e disciplinados, melhoria dos recursos, produto final de superior qualidade e colaboradores motivados a realizar suas tarefas. Serão relatados neste trabalho os métodos de aplicação do Programa 5S bem como seus resultados, que tiveram por intuito promover melhorias de âmbito físico e humano em um centro de estética. Pode-se. Conclui-se então que o Programa 5S, mesmo sendo de uma filosofia simples, seus resultados dependem direta e exclusivamente do envolvimento dos colaboradores com o programa e que este é primordial a todas as organizações, uma vez que os progressos por ele trazidos refletem diretamente no ambiente de trabalho e na qualidade de vida dos colaboradores.