A METODOLOGIA 5S E SUA APLICAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UM CENTRO DE ESTÉTICA

  • Gustavo Henrique Andrade Sousa Faculdade Pitágoras de São Luis

Resumo

Desenvolvido no Japão em meados década de 50 os 5S, que nas traduções foram interpretados por senso de utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina, tem sido nos tempos atuais uma ferramenta de suma importância para as organizações que almejam ambientes de trabalho de qualidade, a satisfação dos clientes e o bem-estar dos colaboradores. Em meio os principais objetivos do programa destaca-se melhorias com ambientes de trabalho limpos e disciplinados, melhoria dos recursos, produto final de superior qualidade e colaboradores motivados a realizar suas tarefas. Serão relatados neste trabalho os métodos de aplicação do Programa 5S bem como seus resultados, que tiveram por intuito promover melhorias de âmbito físico e humano em um centro de estética. Pode-se. Conclui-se então que o Programa 5S, mesmo sendo de uma filosofia simples, seus resultados dependem direta e exclusivamente do envolvimento dos colaboradores com o programa e que este é primordial a todas as organizações, uma vez que os progressos por ele trazidos refletem diretamente no ambiente de trabalho e na qualidade de vida dos colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Andrade Sousa, Faculdade Pitágoras de São Luis
Participante em grupos de pesquisas na Faculdade Pitágoras e Universidade CEUMA, com foco nas áreas de Qualidade/ Logística/ Planejamento/ gestão de projetos/Projeto de Produto/Engenharia financeira/Ergonomia Materiais/. Publicações/ Apresentações em Congressos/seminários Nacionais.
Publicado
2019-12-19
Como Citar
Sousa, G. H. A. (2019). A METODOLOGIA 5S E SUA APLICAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UM CENTRO DE ESTÉTICA. Revista Produção Industrial & Serviços, 6(1), 43-50. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52401