LEVANTAMENTO DAS RECLAMAÇÃES DE CLIENTES DE UMA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS POR MEIO DA APLICAÇÃO DO DIAGRAMA DE PARETO
Résumé
A indústria automotiva tem contribuído para o desenvolvimento do país. Sendo assim, as empresas desse setor requerem investimentos em qualidade, inovação e segurança, visando sua manutenção e posição de destaque no mercado. O presente artigo teve como propósito identificar as principais reclamações de clientes de uma indústria de autopeças, situada no Sul de Minas Gerais. Com isso, fez-se um levantamento junto ao banco de dados da empresa em questão, para avaliar as reclamações entre os anos de 2014 a 2015. Os dados coletados foram organizados, seguindo os tipos de problemas como: visual, pintura, dimensional, mistura, etc. Quanto à classe de problemas com mais acionamento por clientes, está o visual (45%). A origem em que a maior porcentagem desses problemas ocorre é Métodos e Processos (59%), e dentre os clientes com maiores índices de reclamações estão os clientes A, B e C. Todas as reclamações desses clientes relacionadas a uma categoria de produto apenas. O artigo limitou-se à apresentação das principais reclamações. As tratativas e demais ações para solução dos problemas não foi avaliada.Téléchargements
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Publiée
2018-11-12
Comment citer
Pereira, K. de C., Oliveira, M. L. de, & Souza, F. A. de. (2018). LEVANTAMENTO DAS RECLAMAÇÃES DE CLIENTES DE UMA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS POR MEIO DA APLICAÇÃO DO DIAGRAMA DE PARETO. Revista Produção Industrial & Serviços, 4(1), 102-112. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52369
Rubrique
Engenharia da Qualidade