VERIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO APLICADOS EM UMA INDÚSTRIA DE ALUMÁNIO DO PARANÁ

  • Everaldo Veres Zahaikevitch Instituto Federal do Paraná
  • Andréia Gura Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • João Luiz Kovaleski Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jocélia Fernandes Instituto Federal do Paraná
  • Antonio Cecilio Silvério Instituto Federal do Paraná

Résumé

Este artigo constitui um estudo de caso sobre métodos de custeio, cujo propósito foi em analisar qual o método mais indicado para uma indústria de alumínio da cidade de Palmas- PR. Foram mencionados na fundamentação teórica os métodos de custeio por: absorção, variável e ABC, mostrando considerações gerais sobre os três sistemas de custeamento. Sobre o último método, o ABC, não foi possível fazer seu comparativo, pois os dados disponibilizados pela empresa não eram separados por setor, sendo assim proposto para eventuais pesquisas futuras. Faz-se necessário buscar sistemas de gestão eficientes para gerar melhores desempenhos e resultados, ocasionando a diminuição nos custos. Com a realização deste estudo, foi possível avaliar que os dois métodos de custeio analisados podem atender necessidades distintas da administração da indústria de alumínio.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Everaldo Veres Zahaikevitch, Instituto Federal do Paraná

Doutorando em Engenharia da Produção pela UTFPR - Campus de Ponta Grossa - PR. (2017) Mestrado em Engenharia da Produção pela UTFPR - Campus de Ponta Grossa - PR. (2014) Especialização em Gestão Industrial na UTFPR - Ponta Grossa - PR (2011). Especialização em MBA em GERÊNCIA CONTÁBIL, PERÁCIA, AUDITORIA E CONTROLADORIA, pela Faculdade Internacional de Curitiba, Facinter, Curitiba, Brasil (2008), Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005). Atualmente sou Professor EBTT do curso de Ciências Contábeis - no Instituto Federal do Paraná - IFPR, Campus Palmas -PR. Com experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis nas seguintes áreas: Contabilidade Geral, Contabilidade Empresarial, Contabilidade Gerencial, Análise das Demonstrações Contábeis, Contabilidade Aplicada ao terceiro setor, Contabilidade Avançada, Contabilidade Aplicada ao Agronegócio, Pericia, Sistemas Contábeis e Teoria da Contabilidade.

Andréia Gura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008) e Especialização em Gestão Financeira de Negócios pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2014). Foi professora substituta do Instituto Federal do Paraná nos anos de 2015 e 2016. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Possui experiência como Auditora Interna do Sistema de Gestão Integrado - ISO 9001 e 14001.
João Luiz Kovaleski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Possui graduação em Engenharia Industrial Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1986), graduação em Técnologo em Automação Industrial - Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1985), mestrado em Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1988), DEA em Sistemas Eletrônicos no Institut Polithnique de Grenoble (INPG) e doutorado em Instrumentação Industrial - Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1992). Atualmente é professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Parana - campus Ponta Grossa, editor das Revistas Gestão Industrial (Online) e Revista Innovare, e revisor das revistas RAI da PGT/USP. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: transferência de tecnologia, gestão industrial, agente de inovação, gestão do conhecimento e inovação tecnológica. Foi Diretor Geral do Campus Ponta Grossa da UTFPR por 8 anos. Vice reitor por 4 anos da UTFPR. Foi Membro do Conselho Universitário da UTFPR por 12 anos. Atualmente 1- Presidente da APREPRO - Associação Paranaense de Engenharia de Produção. 2- Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR. 3- Professor e Fundador do Mestrado/Doutorado em Engenharia de Produção.
Jocélia Fernandes, Instituto Federal do Paraná
Baclarel em Ciências Contábeis
Antonio Cecilio Silvério, Instituto Federal do Paraná
Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Pastoral Educacional e Assistência Dom Carlos (1991), Especilalização em Gerência Contábil (1994) e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas, área de concentração Contabilidade, pelo Centro Pastoral Educacional e Assistência Dom Carlos (1999). Atualmente é professor ebtt do Instituto Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes disciplinas: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Análise de Custos; Perícia Contábil; Análise Demonstrações Contábeis; Controladoria. Foi Professor de Ensino Superior no UNICS por 13, anos, Coordenador de Curso de Ciências Contábeis do UNICS por 4 anos. Professor Ensino Superior e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis na UTFPR, por 4 anos. Atuou como Profissional Liberal/Contador em empresas privadas por 15 anos.

VERIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO APLICADOS EM UMA INDÚSTRIA DE ALUMÁNIO DO PARANÁ

Publiée
2018-12-21
Comment citer
Zahaikevitch, E. V., Gura, A., Kovaleski, J. L., Fernandes, J., & Silvério, A. C. (2018). VERIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO APLICADOS EM UMA INDÚSTRIA DE ALUMÁNIO DO PARANÁ. Revista Produção Industrial & Serviços, 5(2), 154-170. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52421