Simulação em ponto de venda de varejo de viagens internacionais no aeroporto de São Paulo

  • Paula Ferreira da Cruz Correia Fatec Guarulhos
  • Arthur Nuzzo dos Santos Fatec Guarulhos
  • Muriel Victoria Caetano e Silva Fatec Guarulhos
  • Raphael Silveira Hypolito Fatec Guarulhos
  • João Roberto Maiellaro Fatec Guarulhos

Resumo

Filas são uma maneira de organizar o atendimento às entidades que necessitam de atendimento. São geralmente formadas quando a procura pelo serviço é maior do que a demanda de atendimento do mesmo. O estudo de filas é uma ferramenta para estabelecer as causas e propor soluções para a sua diminuição. Para este estudo foi escolhida uma loja de artigos importados em ponto de venda de varejo de viagens em área internacional. A metodologia de estudo é uma pesquisa de campo, na qual todos os dados foram coletados pelos autores na loja localizada no desembarque do terminal 3 no Aeroporto

Internacional de São Paulo/Guarulhos. O objetivo foi evidenciar as possíveis causas das filas e apresentar soluções para que as filas sejam reduzidas e melhor organizadas. Os dados foram analisados no software ARENA© através da simulação da situação atual e da situação melhorada. Como principais resultados foi apresentado um diagnóstico do cenário vigente e proposta de melhoria.

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Biografia do Autor

Paula Ferreira da Cruz Correia, Fatec Guarulhos
Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro UNiversitario São Camilo, Especialista em Análises Clínicas pela Universidade São Judas, TEcnóloga em Logística pela Fatec Guarulhos e mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista.
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Correia, P. F. da C., dos Santos, A. N., Caetano e Silva, M. V., Hypolito, R. S., & Maiellaro, J. R. (2019). Simulação em ponto de venda de varejo de viagens internacionais no aeroporto de São Paulo. Revista Produção Industrial & Serviços, 6(2), 30-41. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52425