DEFINIÇÃO DE UM MIX DE PRODUÇÃO ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA UMA EMPRESA DE REFRIGERAÇÃO DA CIDADE DE ITAJUBÁ-MG

  • Maria T. C. Vieira Centro Universitário de Itajubá (FEPI)
  • Fernanda C. C. Cortez Centro Universitário de Itajubá (FEPI)
  • Flavia A. de Souza Centro Universitário de Itajubá (FEPI)

Resumo

A Pesquisa Operacional (PO) é uma ferramenta de tomada de decisão muito importante devido a sua forma racional de proceder. Além de inúmeras aplicações, a PO pode auxiliar empresas na definição de um plano mais eficaz de produção e/ou prestação de serviços, o que refletirá em ganhos financeiros para a organização. Sendo assim, o objetivo desse artigo é definir um mix de produção para uma pequena empresa de Minas Gerais, bem como ressaltar a importância da PO para a tomada de decisão, utilizando o suplemento Solver. Para isso, foram coletados dados como: o número de horas de trabalho, o número de consertos de cada produto/serviço num período de seis meses, a receita total para cada um nesse período, bem como a receita unitária desses itens e as demandas máximas para a estruturação do modelo matemático. Com a resolução do modelo, identificou-se uma receita de mais de R$ 12.000,00, o que corresponde a quase 40% a mais da receita atual da empresa. Os resultados também sugerem a descontinuação de alguns produtos/serviços, além de uma sobra de mão de obra, forçando a reavaliação de algumas questões pela empresa, bem como ajuste da sua estratégia e atuação no mercado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria T. C. Vieira, Centro Universitário de Itajubá (FEPI)
Fernanda C. C. Cortez, Centro Universitário de Itajubá (FEPI)
Flavia A. de Souza, Centro Universitário de Itajubá (FEPI)

Publicado
2018-11-12
Como Citar
Vieira, M. T. C., Cortez, F. C. C., & Souza, F. A. de. (2018). DEFINIÇÃO DE UM MIX DE PRODUÇÃO ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA UMA EMPRESA DE REFRIGERAÇÃO DA CIDADE DE ITAJUBÁ-MG. Revista Produção Industrial & Serviços, 4(1), 60-71. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52366