Competências individuais e avaliação de desempenho: um estudo com servidores públicos em uma prefeitura municipal

  • Adilson Carlos Rocha Unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Francisco Beltrão Centro de Ciências Sociais Aplicadas
  • Bruna Belo Fruscalso Unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Francisco Beltrão Centro de Ciências Sociais Aplicadas
  • Gislaine Martinelli Baniski UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

A preocupação das organizações em contar com indivíduos capacitados para o desempenho eficiente de suas funções não é recente. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi analisar como o processo de avaliação de desempenho considera as competências individuais no desempenho profissional dos servidores públicos em uma Prefeitura Municipal. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, fazendo o uso de entrevistas e pesquisa documental. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados sugerem que as capacidades dos servidores não estão contribuindo para os resultados individuais, bem como, para os resultados institucionais. Os achados sugerem, também, que o sistema de avaliação adotado não busca avaliar ou mensurar o desenvolvimento dos servidores realçando suas competências individuais. Como limitações do estudo, destaca-se o corte transversal da pesquisa. Ademais, os resultados obtidos são válidos para a instituição estudada, limitando as possíveis generalizações dos achados.

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Biografia do Autor

Adilson Carlos Rocha, Unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Francisco Beltrão Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PMDA) na Universidade Positivo. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2012-2013). Pós-Graduação (Lato Sensu) em Controladoria e Gestão Financeira pela UNIPAR - Universidade Paranaense (2007-2008). Bacharel em Administração pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2002-2006). Atua como Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão - Curso de Administração (2010-2012) e (2013 - atual) Atualmente é membro (pesquisador) do Grupo Multidisciplinar de Estudos Organizacionais (GMEO), e do Grupo de Pesquisa em Gestão, Estratégia, Inovação e Contabilidade (GEIC) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, durante 11 anos exerceu funções em nível gerencial no serviço público. Atualmente exerce o cargo de Assessor Técnico na Direção Geral na Unioeste - Campus Francisco Beltrão.

Bruna Belo Fruscalso, Unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Francisco Beltrão Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Bacharel em Administração - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Gislaine Martinelli Baniski, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa
Docente e pesquisadora no Departamento de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Doutora em Administração (Universidade Positivo, 2018) com estágio doutoral (período sanduíche) realizado em 2017, no Institut Superieur de Gestion (Paris - França) com o apoio e fomento da Coordenadoria de Apoio e Cooperação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG, 2005), especialista em Gestão em Marketing e graduada em Administração. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Docência nas áreas de Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica na graduação e pós-graduação. Interesses de pesquisa em Gestão Estratégica de Pessoas, cultura organizacional e interculturalidade, gestão do conhecimento e capacidades dinâmicas.
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Rocha, A. C., Fruscalso, B. B., & Baniski, G. M. (2019). Competências individuais e avaliação de desempenho: um estudo com servidores públicos em uma prefeitura municipal. Revista Produção Industrial & Serviços, 6(2), 48-60. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52427