A cegueira que produz sujeitos ausentes
Por uma metodologia de ensino antirracista e decolonial
Resumo
Este artigo é fruto de uma reflexão teórica sobre as dificuldades apresentadas pelo corpo de discentes e docentes, dos cursos que ministrei, em encontrar o sujeito histórico negro nas fontes do século XIX. Compreendo tal fragilidade como um legado cruel de uma formação colonializada produtora de uma cegueira epistêmica e invisibilizadora de sujeitos históricos. Tais práticas colonializadas foram manifestadas por profissionais da educação em 2019, dezesseis anos após a implementação da lei 10.639/03, o que denuncia a forte presença do silenciamento Moderno dos sujeitos outros, que garantem a perpetuação do “véu da raça” e o confinamento de sujeitos históricos na “zona do não-ser”.
Downloads
Referências
BERNARDINO-COSTA, Joaze. A prece de Frantz Fanon: Oh, meu corpo, faça sempre de mim um homem que questiona!. In: Civitas, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 504-521, jul.-set. 2016
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
BITTENCOURT, C. M. F.. Livros didáticos entre textos e imagens. In: Bittencourt, Circe M. F.. (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997, v. , p. 69 – 90.
BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais: a longa duração. In: _______. Escritos sobre a História. Trad. J. Guinburg e Tereza Cristina Silveira da Mota. São Paulo: Perspectiva, 2007. p.41-78.
CARNEIRO, Sueli, A construção do outro como não ser como fundamento do ser, Tese de doutorado em Educação, São Paulo, Universidade de São Paulo, 2005.
DANTAS, Carolina Vianna; MATTOS, Hebe; ABREU, Martha (Orgs.). O negro no Brasil: trajetórias e lutas em dez aulas de História. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
DU BOIS, William Edward Burghardt. As Almas da Gente Negra. Rio de Janeiro: Lacerda Ed., 1999.
EVARISTO, Conceição. Olhos D’àgua. Rio de Janeiro: Ed. Pallas, 2015.
FANON, Frantz. (1968). Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro, RJ: Editora Civilização Brasileira.
FERREIRA, Michele Guerreiro; SILVA, Jansen Felipe da. Confluências da Pedagogia Decolonial e Educação das Relações Étnico-Raciais: elementos de uma práxis curricular outra a partir de Franz Fanon e Paulo Freire. In: GARCIA, Maria de Fátima; SILVA, José Antônio Novaes da. AFRICANIDADES, AFROBRASILIDADES E PROCESSO (DES)COLONIZADOR: CONTRIBUIÇÕES À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03. Paraíba: Editora UFPB, 2018.
FERRO, Marc. Manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. Tradução de Wladimir Araújo. São Paulo: Ibrasa, 1983.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial e educação no contexto brasileiro. In: Nilma Lino Gomes. (Org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, v. 1, p. 97-109.
LEENHARDT, Jacques. Jean-Baptiste Debret: um olhar francês sobre os primórdios do império brasileiro. In: SOCIOLOGIA & ANTROPOLOGIA. Rio de Janeiro: V. 06.03: 509-523, Novembro, 2013.
MALDONADO-TORRES, Nelson, Analítica da colonialidade e da decolonialidade:
algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.
MIGNOLO, Walter. COLONIALIDADE O lado mais escuro da modernidade. In: RBCS. Vol. 32 n° 94 junho/2017.
MUNANGA, Kabengele ; GOMES, Nilma Lino . O negro no Brasil de Hoje. 1. ed. São Paulo: Global/Ação Educativa, 2006.
POLLAK, Michel. Memória, Esquecimento e Silêncio. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.
QUIJANO, Aníbal. COLONIALIDAD Y MODERNIDAD/RACIONALIDAD. In: Perú Indíg. 13[29]: 11-20, 1992.
_____. A colonialidade do poder e classificação social. In: SOUZA SANTOS, Boaventura e MENESES, Maria Gutierrez [orgs.]. Epistemologias do Sul. Coimbra: CES, 2009.
QURESHI, Sadiah. Peoples on parade: exhibitions, empire, and anthropology in nineteenth-century Britain. Chicago: University of Chicago Press. 2011.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista.1ª ed. São Paulo : Companhia das Letras, 2019.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Ed. Mórula, 2019.
SANJAD, Nelson. Exposições internacionais: uma abordagem historiográfica a partir da América Latina. In: História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.24, n.3, jul.-set. 2017, p.785-82.
SCHWARCZ, Lilia Mortiz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SIMAS, Luiz Antônio; RUFINO, Luiz. Flexa no tempo. Rio de Janeiro: Ed. Mórula, 2019.
SOUZA, Luiz Gustavo Mendel. DESCOLONIZANO OLHARES: METODOLOGIA PARA COMPREENDER O NEGRO COMO UM SUJEITO HISTÓRICO. In: BUENO, André; CAMPOS, Carlos Eduardo; GONÇALVES, Dilza P. (org.) Ensino de História: Teorias e Metodologias. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UFMS, 2020. ISBN: 978-65-00-02128-8 497pp.
__________________________. OS EFEITOS DA COLONIALIDADE E DO EPISTEMICÍDIO NO ENSINO DE HISTÓRIA: O SILENCIAMENTO DO SABER, DO FAZER E DO VIVER DO SUJEITO HISTÓRICO NEGRO. In: SALTER, Carla Fernanda da Silva; MARQUARDT, Jaqueline (org.) Caminhos da Aprendizagem Histórica: Africanidades e Cultura Afro-brasileira. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UERJ, 2021.
SOUZA, Luiz Gustavo Mendel; SANTOS, Flavia Pereira dos. O sujeito histórico negro para além do epistemicídio: contribuições da literatura decolonial na abordagem da Lei nº 10.639/03 nos livros didáticos. In: Fronteiras: Revista Catarinense de História. Dossiê Ensino de história em tempos de pandemia. N 37, 2021/01
SOUZA SANTOS, Boaventura e MENESES, Maria Gutierrez [orgs.]. Epistemologias do Sul. Coimbra: CES, 2009.
_____. A Universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina, 2008.
_____. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: SOUZA SANTOS, Boaventura e MENESES, Maria Gutierrez [orgs.]. Epistemologias do Sul. Coimbra: CES, 2009.
____. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, outubro de 2002.
____. PELA MÃO DE ALICE: O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 4. ed, 1997.