A Transmissão de Experiências Comunicáveis

Um Diálogo com Marc Bloch e Raymond Williams

  • Hiago Vaccaro Malandrin Faculdade de Educação/FE-UNICAMP
Palavras-chave: Comunicação, História, Marc Bloch, Raymond Williams

Resumo

Partindo de uma perspectiva histórica e cultural, adotando Marc Bloch e Raymond Williams como referências para o debate da história no contexto do pós-guerra, este artigo abordará os pontos de contato acerca da transmissão de experiências no campo da história e da cultura, procurando evidenciar como os problemas referentes às experiências comunicáveis dos indivíduos é motivo de debate na produção de ambos autores. O texto se organizará em dois momentos: primeiro, trará uma discussão sobre os sentidos de transmissão de experiências, comunicação e de formação de tradições em ambos autores, destacando os usos e sentidos dado; segundo, discutirá a paridade na lógica na produção de Bloch e Williams sobre os meios de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica – teoria e método. Bauru: EDUSC, 2006.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. (Obras Escolhidas, v. 1).

CURTIUS, Ernst Robert. Literatura europeia e Idade Média latina. São Paulo: Hucitec, Ed. da Universidade de São Paulo, 1996

BLOCH, Marc. Apologia à história. Ou o ofício do historiador. Trad. Andre Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

DOSSE, François. A história em migalhas. Dos Annales à Nova História. São Paulo: Ensaio, Campinas: Editora da Unicamp, 1992.

FONTANA, Josep. A história dos homens. Bauru: EDUSC, 2004.

PAIXÃO, Alexandro Henrique. Raymond Williams: História intelectual inglesa, cultura e educação de adultos no pós-guerra. In: 41º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2017. Anais Eletrônicos do 41º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. Disponível em: Acesso em 03/08/2021.

WILLIAMS, Raymond. A política e as letras. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

WILLIAMS, Raymond. Base e superestrutura na teoria cultural marxista. In: Revista USP n. 66, julho/agosto 2005, p. 209-224. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13448/15266> Acesso em 08/08/2021.

WILLIAMS, Raymond. Communications. London UK: Pelican Book 2º, 1966.

WILLIAMS, Raymond. La larga revolucíon. Buenos Aires: Nueva Visíon, 2003.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade: na história e na literatura. Trad. Paulo
Britto. São Paulo: Companhias das Letras, 2000.

WILLIAMS, Raymond. The Long Revolution. Wales: Parthian, 2011.
Publicado
2022-02-07
Como Citar
VACCARO MALANDRIN, H. A Transmissão de Experiências Comunicáveis. 29 de abril: Revista de História, v. 1, n. 1, p. 24-38, 7 fev. 2022.
Seção
Artigos Livres