Um olhar crítico a respeito do conceito de liberdade na revista Visão (1980-1981)

  • Fernando Mendes Coelho UFPR
Palavras-chave: hegemonia, ideologia, liberdade, Henry Maksoud, revista Visão

Resumo

A revista Visão após 1974 direcionou sua linha ideológica para a defesa do livre mercado e dos valores da econômica liberal. Esta mudança de rumos ocorreu em virtude do seu novo proprietário, Henry Maksoud, ser adepto das ideias do economista Friedrich A. von Hayek, um dos principais teóricos do neoliberalismo. Neste contexto o artigo investiga como o conceito de liberdade é tratado nos editoriais da revista nos anos de 1980 e 1981. A decisão de analisar o conceito de liberdade é derivado da potencialidade que a palavra-chave tem na narrativa que forma a ideia de livre iniciativa dos sujeitos no campo econômico, sendo um dos pontos centrais do pensamento neoliberal dos anos seguintes. O ponto central é tecer uma crítica a forma como o conceito é discutido por Henry Maksoud, pois, a hipótese é que esconde na defesa da ideia de liberdade econômica o discurso hegemônico do capital privado. Diante do objeto de estudos, o artigo utiliza o conceito de hegemonia extraído de Antonio Gramsci para entender o posicionamento hegemônico de Henry Maksoud e a forma como ele usa sua revista para disseminar os anseios do empresariado nacional. São utilizados outros autores para refletir sobre ideologia e as interrelações das elites com o governo, cito: István Mészáros; Andrew Heywood, John Kenneth Galbraith, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

DOBB, Maurice; HILTON, Rodney; SWEEZY, Paul; KATAHASHI, Kohashiro; LEFEBVRE, Georges; HILL, Christopher; PROCACCI, Giuliano; HOBSBAWN, Eric; MERRINGTON, John. Transição do feudalismo para o capitalismo. Trad. Isabel Didonnet. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GALBRAITH, John Kenneth. A economia e o objetivo público. Trad. Otávio Mendes Cajado. São Paulo: Martins, 1975.

CEZAR JUNIOR, Gervásio. Revista Visão: ação partidária e disputas de projetos hegemônicos na década de 1970. In: X Encontro Estadual de História - ANPUH-RS: O Brasil no Sul: Cruzando fronteiras entre o regional e o nacional, 2010, Santa Maria - RS. O Brasil no Sul: cruzando fronteiras entre o regional e o nacional / X Encontro Estadual de História de 26 a 30 de julho de 2010.

FURTADO, Celso. A fantasia desfeita. In: Obra autobiográfica de Celso Furtado. V.2. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. v. 5.

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. Trad. Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

HAYEK, Friedrich August von. O caminho da servidão. Trad. Anna Maria Capovilla, José Ítalo Stelle e Liane de Morais. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1994.

HAYEK, Friedrich August von. Os fundamentos da liberdade. Trad. Anna Maria Capovilla e José Ítalo Stelle. São Paulo: Editora Visão, 1983.

HEYWOOD, Andrew. Ideologias políticas: do liberalismo ao fascismo. Trad. Janaína Marcoantonio e Mariane Janikian. 1ª Ed. São Paulo: Ática, 2010.

HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. Trad. Waltensir Dutra. 12ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

HUNT, Emery Kay; LAUTZENHEISER, Mark. História do pensamento econômico: uma perspectiva crítica. Trad. André Arruda Villela. 3ªed. São Paulo: Elsevier, 2013.

MAKSOUD, Henry. Ensaios sobre a liberdade. São Paulo: Editora Visão, 1981.

MÉSZÁROS. István. Filosofia, ideologia e ciência social: ensaios de negação e afirmação. Trad. Laboratório de tradução do CENEX/FALE/UFMG. São Paulo: Ensaio, 1993.
Publicado
2022-12-23
Como Citar
MENDES COELHO, F. Um olhar crítico a respeito do conceito de liberdade na revista Visão (1980-1981). 29 de abril: Revista de História, v. 2, n. 3, p. 7-27, 23 dez. 2022.
Seção
Artigos Livres