Arte e Ciência: dois exemplos singulares de aproximação
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63582Palavras-chave:
Arte, Ciência, História da Arte, História da Ciência, Física, PinturaResumo
Dois períodos ímpares na História, nos quais houve grande aproximação e intersecção entre Arte e Ciência, são apresentados e analisados. Em particular, foca-se em suas origens e seus impactos sobre os fazeres, os saberes e sobre o Homem.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ARGAN, G.C. História da Arte Italiana, vol. 1 (Cosac Nayfe, São Paulo, 2013). BASSALO, J.M. CARUSO, F. Einstein (Livraria da Física, São Paulo, 2013).
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida (Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2001).
BAXANDALL, M. Luz & Sombra (Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995).
BOULEAU, C. La Geometria Segreta dei Pittori (Electa, Milano, 1988).
BUNIM, M.S. Space in Medieval Painting and the Forerunners of Perspective (AMS Press, New York, 1970).
BURKE, P. O Renascimento Italiano: Cultura e Sociedade na Itália (Nova Alexandria, São Paulo, s/d).
BACHELARD. G.O Novo Espírito Científico (Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 1968), p. 12.
CARUSO, F. O gradual abandono do céu dourado. Norte Ciência, v. 3, 62 (2012).
WALKER, J. (Text by). National Gallery of Art. New and revised edition (Harry N. Abrams Publishers, New York, 1984), p. 68.
CARUSO, F. O Universo da Luz. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, e20200250 (2020).
CARUSO, F. Pintura, Física e Geometria: como os pensadores do período Renascentista utilizaram o legado franciscano para dar forma í s várias expressões artísticas. Leituras da História, v. 34, 60 (2010).
CARUSO, F. Por que um livro de Copérnico vale mais de 2milhões de dólares? Revista do Vestibular, Ano 1, n. 1 (2008). Disponível em http://www.revista.vestibular.uerj.br/artigo/artigo.php?pag=2&seq_artigo=3, acesso em 10/01/2021.
CARUSO, F. XAVIER, R.M. In what sense space dimensionality can be used to cast light into cultural anthropology? In: J.A. de Barros & D. Krause (Eds.). A True Polymath: A Tribute to Francisco Antonio Doria (College Publications, Rickmansworth, UK, 2020), p. 344-378.
CARUSO, F. XAVIER, R.M. O livro, o espaço e a natureza: ensaio sobre as leituras do mundo, as mutações da cultura e do sujeito, segunda edição (Livraria da Física, São Paulo, 2020).
CARUSO, F; OGURI, V. Física Moderna: Origens Clássicas e Fundamentos Quânticos, 2ª ed. (LTC, Rio de Janeiro, 2016).
CASSIRER, E. Indivíduo e Cosmos na Filosofia do Renascimento (Martins Fontes, São Paulo, 2001).
CASSIRER, E., KRISTELLER, P.O. & RANDALL JR., J.H. (Eds.). The Renaissance
Philosophy of Man: Petrarca, Valla, Ficino, Pico, Pomponazzi, Vives (University of Chicago Press, Chicago, 1956).
CHESTERTON, G.K. São Francisco de Assis (Editora Madalena, São Paulo, 2016), p. 137.
COPERNICUS, N. De Revolutionibus Orbium Coelestium (Johannes Petrjus, Nuremberga, 648 1543). Cf. edição de Jerzy Dobrzychi (Ed.). Nicholas Copernicus on the Revolutionibus. Translation and Commentary by Edward Rosen (Polish Scientific Press, Deukarnia Narodowa, Cracow, 1978). Também disponível em português com tradução de A. Dias Gomes e Gabriel Domingues, com introdução e notas de Luiz Albuquerque, a partir da edição da Officina Henricpetrina, 1566, Basileia. As Revoluções dos Orbes Celestes (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1984).
D´ARCAIS, F.F. Giotto (Abbeville Press Publishers, New York, 1995).
DAVIES, P. (Ed.). The New Physics (Cambridge University Press, Cambridge, 1989).
DíœRER, A. The Painter´s Manual, edição moderna (Abaris Books, New York, 1977).
DíœRER, A. Vier Bí¼cker von menschlicher Proportion. Fac-símile baseado na edição de 1528 (Josef Stocker, Dictikon-Zí¼rick, 1969).
ECO, U. Arte e Bellezza nell´Estetica Medievale (Bompiani, Milano, 1987) p. 59.
EDGERTON, S.Y. The Heritage of Giotto´s Geometry: Art and Science on the Eve of the Scientific Revolution (Cornell University Press, Ithaca, New York and London, 1991).
FRANCESCA, P. Della. De Prospectiva Pingendi, edizione critica a cura di G. Nicco-Fasola (Casa Editrice Le Lettere, Firenze, 1984).
FREUD, S. Obras Completas, volume 13. Conferências Introdutórias í Psicanálise (1916- 1917), Terceira Parte: Teoria Geral das Neuroses (1917). Tradução de Sergio Tellaroli.
Primeira edição (Companhia das Letras, São Paulo, 2014), p. 380-381.
GEMELLI, A.. Il Francescanesimo, 6a ed. (Societí Editrice “Vita e Pensieroâ€, Milano, 1947).
GOMBRICH, E.H. A História da Arte, 16ª edição (LTC, Rio de Janeiro, 2012).
GRANT, E. (Ed.). A Source Book in Medieval Science (Harvard University Press, Cambridge, Massachusetts, 1974), p. 392 e segs.
GRANT, E. The Foundations of Modern Science in the Middle Ages: Their Religious, Institutional and Intellectual Contexts (Cambridge University Press, Cambridge, 1996).
GREENBERG, M.J. Euclidean and Non-Euclidean Geometries: Development and History, fourth edition (W.H. Freeman & Company: San Francisco, 2007).
HALL, S. The question of cultural identity. In S. Hall, D. Held & A. McGrew (Eds.).
Modernity and Its Futures (Polity Press, Cambridge, 1992), p. 274-316.
HENDERSON, L.D. The Fourth Dimensions and Non-Euclidean Geometry in Modern Art (Princeton University Press, Princeton, New Jersey, 1983).
HUNTLEY, H.E. The Divine Proportion: A Study in Mathematical Beauty (Dover, New York, 1970).
KOYRÉ, A. La Revolution Astronomique (Hermann, Paris, 1961), p. 15.
LINDBERG, D.C. Roger Bacon and the Origin of Perpectiva in the Middle Ages: A critical Edition and English translation of Bacon´s Perspectiva with introduction and notes (Claredon Press, Oxford, 1996a).
LINDBERG, D.C. The Western Reception of Arabic Optics. In Encyclopedia of the History of Arabic Science. Mathematics and the Physical Sciences, volume 2, editado por R. Rashed (Routledge, Abingdon, Oxon and New York, 1996b), p. 716-729.
MANGO, C. The Art of Byzantine Empire, 312-1453: Sources and Documents (Prentice- Hall, New York, 1972).
Metropolitan Museum of Art. The Glory of Byzantium: Art and Culture of the Middle Byzantine Era, A.D. 843-1261 (Metropolitan Museum of Art, New York, 1997).
MILLER, T.S. Albert Einstein´s Special Theory of Relativity: Emergence (1905) and early interpretation (1905-1911) (Addison-Wesley, Massachusetts, 1981).
MORIYASU, K. An Elementary Primer for Gauge Theory (World Scientific, Singapore, 1983).
NASH, C.; SEN, S. Topology and Geometry for Physicists (Academic Press, London, 1983).
PANOFSKY, E. Arquitetura Gótica e Escolástica: sobre a analogia entre arte, filosofia e tecnologia na Idade Média, 2ª edição (Martins Fontes, São Paulo, 2012).
QUILLEN, C.E. Rereading the Renaissance: Petrarca, Augustine, and the Language of the Humanism (The University of Michigan Press, Ann Arbor, 1998).
ROSENFELD, B.A. A History of Non-Euclidean Geometry: Evolution of the Concept of a Geometric Space (Springer-Verlag, New York, 1988).
SENNETT, R. A corrosão do caráter, 10a edição (Ed. Record, Rio de Janeiro, 2005).
SNOW, A.J. Matter and Gravity in Newton´s Physical Philosophy (Oxford University Press, Oxford, 1926; reimpresso por Arno, New York, 1976).
SOBEL, D. A More Perfect Heaven: How Copernicus Revolutionized the Cosmos (Walker & Company, New York, 2011).
TOMAN, R. (ED.), BORNGí„SSER , B., RAUCH , A. & GEESE, U. Renaissance: Art -
Architecture - Sculpture - Culture (Parragon Publishing, Bath, UK, 2009).
ASARI, G. Live of Painters, Sculptors and Architects (Alfred A. Knopf, New York, 1996).
VERGER, J. Les Universités au Moyen í‚ge (Presses Universitaires de France, Paris, 1973).
VITRUVIO, M.. De Architectura. Texto latino a fronte (Franco Cosimo Panini Ed., Modena, 2003). Tradução para o inglês, por M.H. Morgan. The Ten Books of Architecture (Dover, New York, 1960).
WEINERT, F. Copernicus, Darwin, & Freud: Revolutions in the History and Philosophy of Science (Wiley-Blackwell, London, 2009).
WENTINCK, C. Modern and primitive art, Phaidon 20th-century art (Phaidon, UK, 1979).
WHITE, J. The Birth and Rebirth of Pictorial Space, third edition (Faber and Faber, London & Boston, 1987).
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida (Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2001).
BAXANDALL, M. Luz & Sombra (Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995).
BOULEAU, C. La Geometria Segreta dei Pittori (Electa, Milano, 1988).
BUNIM, M.S. Space in Medieval Painting and the Forerunners of Perspective (AMS Press, New York, 1970).
BURKE, P. O Renascimento Italiano: Cultura e Sociedade na Itália (Nova Alexandria, São Paulo, s/d).
BACHELARD. G.O Novo Espírito Científico (Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 1968), p. 12.
CARUSO, F. O gradual abandono do céu dourado. Norte Ciência, v. 3, 62 (2012).
WALKER, J. (Text by). National Gallery of Art. New and revised edition (Harry N. Abrams Publishers, New York, 1984), p. 68.
CARUSO, F. O Universo da Luz. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, e20200250 (2020).
CARUSO, F. Pintura, Física e Geometria: como os pensadores do período Renascentista utilizaram o legado franciscano para dar forma í s várias expressões artísticas. Leituras da História, v. 34, 60 (2010).
CARUSO, F. Por que um livro de Copérnico vale mais de 2milhões de dólares? Revista do Vestibular, Ano 1, n. 1 (2008). Disponível em http://www.revista.vestibular.uerj.br/artigo/artigo.php?pag=2&seq_artigo=3, acesso em 10/01/2021.
CARUSO, F. XAVIER, R.M. In what sense space dimensionality can be used to cast light into cultural anthropology? In: J.A. de Barros & D. Krause (Eds.). A True Polymath: A Tribute to Francisco Antonio Doria (College Publications, Rickmansworth, UK, 2020), p. 344-378.
CARUSO, F. XAVIER, R.M. O livro, o espaço e a natureza: ensaio sobre as leituras do mundo, as mutações da cultura e do sujeito, segunda edição (Livraria da Física, São Paulo, 2020).
CARUSO, F; OGURI, V. Física Moderna: Origens Clássicas e Fundamentos Quânticos, 2ª ed. (LTC, Rio de Janeiro, 2016).
CASSIRER, E. Indivíduo e Cosmos na Filosofia do Renascimento (Martins Fontes, São Paulo, 2001).
CASSIRER, E., KRISTELLER, P.O. & RANDALL JR., J.H. (Eds.). The Renaissance
Philosophy of Man: Petrarca, Valla, Ficino, Pico, Pomponazzi, Vives (University of Chicago Press, Chicago, 1956).
CHESTERTON, G.K. São Francisco de Assis (Editora Madalena, São Paulo, 2016), p. 137.
COPERNICUS, N. De Revolutionibus Orbium Coelestium (Johannes Petrjus, Nuremberga, 648 1543). Cf. edição de Jerzy Dobrzychi (Ed.). Nicholas Copernicus on the Revolutionibus. Translation and Commentary by Edward Rosen (Polish Scientific Press, Deukarnia Narodowa, Cracow, 1978). Também disponível em português com tradução de A. Dias Gomes e Gabriel Domingues, com introdução e notas de Luiz Albuquerque, a partir da edição da Officina Henricpetrina, 1566, Basileia. As Revoluções dos Orbes Celestes (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1984).
D´ARCAIS, F.F. Giotto (Abbeville Press Publishers, New York, 1995).
DAVIES, P. (Ed.). The New Physics (Cambridge University Press, Cambridge, 1989).
DíœRER, A. The Painter´s Manual, edição moderna (Abaris Books, New York, 1977).
DíœRER, A. Vier Bí¼cker von menschlicher Proportion. Fac-símile baseado na edição de 1528 (Josef Stocker, Dictikon-Zí¼rick, 1969).
ECO, U. Arte e Bellezza nell´Estetica Medievale (Bompiani, Milano, 1987) p. 59.
EDGERTON, S.Y. The Heritage of Giotto´s Geometry: Art and Science on the Eve of the Scientific Revolution (Cornell University Press, Ithaca, New York and London, 1991).
FRANCESCA, P. Della. De Prospectiva Pingendi, edizione critica a cura di G. Nicco-Fasola (Casa Editrice Le Lettere, Firenze, 1984).
FREUD, S. Obras Completas, volume 13. Conferências Introdutórias í Psicanálise (1916- 1917), Terceira Parte: Teoria Geral das Neuroses (1917). Tradução de Sergio Tellaroli.
Primeira edição (Companhia das Letras, São Paulo, 2014), p. 380-381.
GEMELLI, A.. Il Francescanesimo, 6a ed. (Societí Editrice “Vita e Pensieroâ€, Milano, 1947).
GOMBRICH, E.H. A História da Arte, 16ª edição (LTC, Rio de Janeiro, 2012).
GRANT, E. (Ed.). A Source Book in Medieval Science (Harvard University Press, Cambridge, Massachusetts, 1974), p. 392 e segs.
GRANT, E. The Foundations of Modern Science in the Middle Ages: Their Religious, Institutional and Intellectual Contexts (Cambridge University Press, Cambridge, 1996).
GREENBERG, M.J. Euclidean and Non-Euclidean Geometries: Development and History, fourth edition (W.H. Freeman & Company: San Francisco, 2007).
HALL, S. The question of cultural identity. In S. Hall, D. Held & A. McGrew (Eds.).
Modernity and Its Futures (Polity Press, Cambridge, 1992), p. 274-316.
HENDERSON, L.D. The Fourth Dimensions and Non-Euclidean Geometry in Modern Art (Princeton University Press, Princeton, New Jersey, 1983).
HUNTLEY, H.E. The Divine Proportion: A Study in Mathematical Beauty (Dover, New York, 1970).
KOYRÉ, A. La Revolution Astronomique (Hermann, Paris, 1961), p. 15.
LINDBERG, D.C. Roger Bacon and the Origin of Perpectiva in the Middle Ages: A critical Edition and English translation of Bacon´s Perspectiva with introduction and notes (Claredon Press, Oxford, 1996a).
LINDBERG, D.C. The Western Reception of Arabic Optics. In Encyclopedia of the History of Arabic Science. Mathematics and the Physical Sciences, volume 2, editado por R. Rashed (Routledge, Abingdon, Oxon and New York, 1996b), p. 716-729.
MANGO, C. The Art of Byzantine Empire, 312-1453: Sources and Documents (Prentice- Hall, New York, 1972).
Metropolitan Museum of Art. The Glory of Byzantium: Art and Culture of the Middle Byzantine Era, A.D. 843-1261 (Metropolitan Museum of Art, New York, 1997).
MILLER, T.S. Albert Einstein´s Special Theory of Relativity: Emergence (1905) and early interpretation (1905-1911) (Addison-Wesley, Massachusetts, 1981).
MORIYASU, K. An Elementary Primer for Gauge Theory (World Scientific, Singapore, 1983).
NASH, C.; SEN, S. Topology and Geometry for Physicists (Academic Press, London, 1983).
PANOFSKY, E. Arquitetura Gótica e Escolástica: sobre a analogia entre arte, filosofia e tecnologia na Idade Média, 2ª edição (Martins Fontes, São Paulo, 2012).
QUILLEN, C.E. Rereading the Renaissance: Petrarca, Augustine, and the Language of the Humanism (The University of Michigan Press, Ann Arbor, 1998).
ROSENFELD, B.A. A History of Non-Euclidean Geometry: Evolution of the Concept of a Geometric Space (Springer-Verlag, New York, 1988).
SENNETT, R. A corrosão do caráter, 10a edição (Ed. Record, Rio de Janeiro, 2005).
SNOW, A.J. Matter and Gravity in Newton´s Physical Philosophy (Oxford University Press, Oxford, 1926; reimpresso por Arno, New York, 1976).
SOBEL, D. A More Perfect Heaven: How Copernicus Revolutionized the Cosmos (Walker & Company, New York, 2011).
TOMAN, R. (ED.), BORNGí„SSER , B., RAUCH , A. & GEESE, U. Renaissance: Art -
Architecture - Sculpture - Culture (Parragon Publishing, Bath, UK, 2009).
ASARI, G. Live of Painters, Sculptors and Architects (Alfred A. Knopf, New York, 1996).
VERGER, J. Les Universités au Moyen í‚ge (Presses Universitaires de France, Paris, 1973).
VITRUVIO, M.. De Architectura. Texto latino a fronte (Franco Cosimo Panini Ed., Modena, 2003). Tradução para o inglês, por M.H. Morgan. The Ten Books of Architecture (Dover, New York, 1960).
WEINERT, F. Copernicus, Darwin, & Freud: Revolutions in the History and Philosophy of Science (Wiley-Blackwell, London, 2009).
WENTINCK, C. Modern and primitive art, Phaidon 20th-century art (Phaidon, UK, 1979).
WHITE, J. The Birth and Rebirth of Pictorial Space, third edition (Faber and Faber, London & Boston, 1987).
Downloads
Publicado
2022-05-16
Como Citar
Caruso, F. (2022). Arte e Ciência: dois exemplos singulares de aproximação. Vitruvian Cogitationes, 2(1), 14–44. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63582
Edição
Seção
Artigos