Análise do tema vacinação em três coleções de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63589Palavras-chave:
Vacinação, Imunização, Livros Didáticos, Educação em Saúde, Ensino MédioResumo
A cobertura vacinal no Brasil diminuiu nos últimos anos e recursos para disseminar a importância da vacinação são necessários, destacando-se nesse contexto o livro didático (LD). O objetivo deste trabalho é avaliar de que maneira a vacinação é abordada nos LD de Biologia do Ensino Médio (EM). Foi realizada a Análise de Conteúdo em três coleções distribuídas pelo Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para o triênio de 2018-2020. Em 45% das unidades de registro a vacinação é abordada como ferramenta de prevenção de doenças específicas. Apenas 24% das unidades de registro eram dedicadas í ênfase na saúde da coletividade. Notou-se a total ausência, em todas as coleções, de conteúdos relativos í segurança das vacinas ou efeitos adversos. Os resultados sugerem que os livros apresentam carência de conteúdo e argumentação que possibilitem aos alunos o desenvolvimento de senso crítico no que tange ao tema da vacinação.
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