O ensino da Espectroscopia UV-VIS na Educação Básica: considerações iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.67395

Palavras-chave:

Interação da radiação com a matéria, Espectroscopia no visí­vel, Educação básica, Ensino de Fí­sica

Resumo

Visando colaborar na superação de alguns problemas envolvendo o ensino da Fí­sica moderna em sala de aula, neste trabalho apresentamos uma breve revisão da literatura cientí­fica tendo em vista discutir os principais resultados obtidos em trabalhos que abordam o tema de interação da radiação com a matéria, em especial aqueles que utilizam técnicas de espectroscopia usando comprimentos de onda na faixa do visí­vel, aplicados em atividades práticas na educação básica. Trata-se da primeira etapa de uma pesquisa de mestrado, em processo inicial de desenvolvimento, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Fí­sica da UTFPR, campus Campo Mourão, em parceria com a Sociedade Brasileira de Fí­sica. Neste trabalho, discutimos as principais dificuldades e limitações indicadas pelas pesquisas já desenvolvidas sobre o tema, bem como os resultados positivos obtidos a partir das experiências já realizadas por professores sobre o tema em sala de aula. Partindo desses apontamentos, esperamos desenvolver um produto educacional para o ensino deste tema na educação básica que busque contribuir de maneira efetiva para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo da Fí­sica Moderna no ensino médio.

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Biografia do Autor

Daniel Maggioni, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Mestre em Fí­sica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atualmente atuando como tutor e produtor de aulas de robótica educacional na Secretaria de Educação de São Paulo.

Natalia Neves Macedo Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - campus de Araraquara -, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar. Realizou estágio de Pós-Doutorado também na UFSCar na área de Educação - linha de pesquisa "Formação de professores e outros agentes educacionais" - entre os anos de 2021 e 2022.

Cesar Vanderlei Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Fí­sica pela Universidade Federal do Paraná (2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Fí­sica pela Universidade Federal de São Carlos. É Professor (associado III) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Campo Mourão, desde 2010.

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Publicado

2023-03-06

Como Citar

Maggioni, D., Deimling, N. N. M., & Deimling, C. V. (2023). O ensino da Espectroscopia UV-VIS na Educação Básica: considerações iniciais. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 269–278. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.67395

Edição

Seção

Artigos