O ensino da Espectroscopia UV-VIS na Educação Básica: considerações iniciais
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.67395Palavras-chave:
Interação da radiação com a matéria, Espectroscopia no visível, Educação básica, Ensino de FísicaResumo
Visando colaborar na superação de alguns problemas envolvendo o ensino da Física moderna em sala de aula, neste trabalho apresentamos uma breve revisão da literatura científica tendo em vista discutir os principais resultados obtidos em trabalhos que abordam o tema de interação da radiação com a matéria, em especial aqueles que utilizam técnicas de espectroscopia usando comprimentos de onda na faixa do visível, aplicados em atividades práticas na educação básica. Trata-se da primeira etapa de uma pesquisa de mestrado, em processo inicial de desenvolvimento, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UTFPR, campus Campo Mourão, em parceria com a Sociedade Brasileira de Física. Neste trabalho, discutimos as principais dificuldades e limitações indicadas pelas pesquisas já desenvolvidas sobre o tema, bem como os resultados positivos obtidos a partir das experiências já realizadas por professores sobre o tema em sala de aula. Partindo desses apontamentos, esperamos desenvolver um produto educacional para o ensino deste tema na educação básica que busque contribuir de maneira efetiva para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo da Física Moderna no ensino médio.
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