Análise de possí­veis problemas de Progressão Aritmética em livros didáticos do Novo Ensino Médio: um olhar por meio da resolução de problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69809

Palavras-chave:

Situação de Matemática, Ensino, Problema como ponto de partida

Resumo

O objetivo deste estudo é buscar e analisar situações de Matemática, que podem se tornar problemas, presentes em livros didáticos do Novo Ensino Médio, que permitam trabalhar o conteúdo de Progressão Aritmética. Para tal, nos apropriamos da pesquisa documental para buscar e selecionar os livros didáticos. Assim, estes livros foram analisados qualitativamente em suas unidades que tratam da Progressão Aritmética. Ao todo, quatro situações foram encontradas na introdução do conteúdo. Contudo, apenas duas foram elegí­veis como possí­veis problemas. Estas foram discutidas í  luz da literatura e apresentadas para serem trabalhadas como ponto de partida. Nossos resultados revelam que para se trabalhar com Progressão Aritmética por meio da Resolução de Problemas, podem ser necessários conhecimentos prévios de sequência e funções. Os problemas por nós considerados tinham a caracterí­stica de ser contextualizados. Desta forma, o livro didático é um material valioso que pode auxiliar professores que desejam trabalhar com a Resolução de Problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2 ed. Jundiaí­: Paco, 2021, p. 40-62.
BONJORNO, J. R.; GIOVANI JÚNIOR, J. R.; SOUSA P. R. C. Matemática – Ensino Médio: funções e progressões. Coleção Prisma Matemática. 1. ed. São Paulo: Editora FTD, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasí­lia, DF: MEC, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasí­lia: MEC/SEF, 1997.
CHI, M. T. H.; GLASER, R. A capacidade para a solução de problemas. In: STENBERG, R. As capacidades intelectuais humanas: uma abordagem em processamento de informações. Tradução de Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HALMOS, P. R. The Heart of Mathematics. The American Mathematical Monthly, [S. l.], v. 87, n. 7, p. 519-524, ago. 1980.
LIMA, P. V. P. de; MOREIRA, G. E.; VIEIRA, L. B.; ORTIGíO, M. I. R. Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 03–26, 2020.
LONGEN, A.; BLANCO, R. M. Interação matemática: o tratamento da informação e a resolução de problemas por meio da função do 1ª grau. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2020.
LíœDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MENDES, L. O. R. O Processo Formativo para o Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas: análise da compreensão de futuros professores. 223f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2023.
MENDES, L. O. R.; PROENÇA, M. C. de. O Ensino de Matemática via Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 17, p. 1-24, 2020.
MENDES, L. O. R. A Gamificação como estratégia de ensino: a percepção de professores de matemática. 2019. 188f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2019.
OKEEFFE, L. Uma estrutura para análise de livros didáticos, Editora Scipione, São Paulo, 2012.
PARANÍ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Curitiba, 2008.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo enfoque do método matemático. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
POSAMENTIER, A. S.; KRULIK, S. Problem-solving strategies for efficient and elegant solutions, grades 6-12: a resource for the mathematics teacher. New York: Corwin press, 2009.
PROENÇA, M. C. Resolução de problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em sala de aula. Maringá: Eduem, 2018.
SANTOS, G. R. F. Ensino de matemática: concepções sobre o conhecimento matemático e a ressignificação do método de ensino em tempos de pandemia. Culturas & Fronteiras, v. 2, n. 2, p. 40-57, 2020.
SCHOENFELD, A. H. Mathematical problem solving. Elsevier, 1985, 409p.
SCHROEDER, T. L.; LESTER JÚNIOR, F. K. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, P.R; SHULTE, A. P. (Ed.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989.
SILVA, V. F. A resolução de problemas: concepções evidenciadas na prática e no discurso de professores de Matemática do ensino fundamental. In: X Simpósio Linguagens e Identidades Da/Na Amazônia Sul-Ocidental, 2016, Rio Branco. Anais do X SLIASO, Rio Branco: UFAC, 2016, p. 1-15.
VALVERDE, G.; SCHMIDT, W. Reorientando o ensino de matemática e ciências nos EUA. Questões em Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 2, 1998.
VARGAS, C. V.; NOGUTI, F. C. H. Progressão aritmética: uma proposta de ensino e aprendizagem através da Resolução de Problemas. Revista de Educação Matemática, n. 17, v. 1, p. 1-21, 2020.

Downloads

Publicado

2023-10-04

Como Citar

Lazarini, L. V., & Mendes , L. O. R. . (2023). Análise de possí­veis problemas de Progressão Aritmética em livros didáticos do Novo Ensino Médio: um olhar por meio da resolução de problemas. Vitruvian Cogitationes, 4(2), 132–148. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69809

Edição

Seção

Artigos