Aurora: protótipo de aprendizagem no Ensino de Fí­sica integrando mapas conceituais e Tecnologia Computacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70797

Palavras-chave:

Mapas Conceituais, Protótipo, Ensino de Fí­sica

Resumo

Este artigo discute o desenvolvimento de um protótipo para um objeto de aprendizagem em Fí­sica Moderna baseado em Mapas Conceituais. O objetivo é integrar a tecnologia computacional e a aprendizagem significativa no ensino de Fí­sica. O artigo também explora o uso de Mapas Conceituais na educação em Fí­sica e apresenta a estrutura e as telas do software protótipo. Além disso, destaca a falta de uso de tecnologia computacional e Mapas Conceituais no Ensino de Fí­sica nas escolas pesquisadas. A pesquisa revela que o uso de Mapas Conceituais na Fí­sica, em conjunto com o laboratório de informática, é pouco conhecido pelos professores e na área de desenvolvimento de software. No entanto, os professores demonstraram interesse na área e no protótipo desenvolvido. A análise do software sugere a utilização de uma linguagem orientada a objetos para permitir o reuso de código e a migração para o uso online. A avaliação do desempenho do aluno ao criar um Mapa Conceitual é subjetiva, mas é possí­vel compará-lo com um Mapa Padrão aceito pela comunidade cientí­fica. O artigo também faz referência a diversas fontes, como propostas pedagógicas para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional, literatura sobre Fí­sica com Arduí­no para iniciantes, criação de objetos de aprendizagem em software livre, dificuldades dos alunos do Ensino Médio com a Fí­sica e os Fí­sicos, sistema de realidade virtual para simulação e visualização de cargas pontuais discretas e seu campo elétrico, entre outros.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Santos, A. V. dos, Mentges, E. M., & Stracke, M. P. (2023). Aurora: protótipo de aprendizagem no Ensino de Fí­sica integrando mapas conceituais e Tecnologia Computacional. Vitruvian Cogitationes, 4(extra), 66–86. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70797

Edição

Seção

Artigos