Aurora: protótipo de aprendizagem no Ensino de Física integrando mapas conceituais e Tecnologia Computacional
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70797Palavras-chave:
Mapas Conceituais, Protótipo, Ensino de FísicaResumo
Este artigo discute o desenvolvimento de um protótipo para um objeto de aprendizagem em Física Moderna baseado em Mapas Conceituais. O objetivo é integrar a tecnologia computacional e a aprendizagem significativa no ensino de Física. O artigo também explora o uso de Mapas Conceituais na educação em Física e apresenta a estrutura e as telas do software protótipo. Além disso, destaca a falta de uso de tecnologia computacional e Mapas Conceituais no Ensino de Física nas escolas pesquisadas. A pesquisa revela que o uso de Mapas Conceituais na Física, em conjunto com o laboratório de informática, é pouco conhecido pelos professores e na área de desenvolvimento de software. No entanto, os professores demonstraram interesse na área e no protótipo desenvolvido. A análise do software sugere a utilização de uma linguagem orientada a objetos para permitir o reuso de código e a migração para o uso online. A avaliação do desempenho do aluno ao criar um Mapa Conceitual é subjetiva, mas é possível compará-lo com um Mapa Padrão aceito pela comunidade científica. O artigo também faz referência a diversas fontes, como propostas pedagógicas para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional, literatura sobre Física com Arduíno para iniciantes, criação de objetos de aprendizagem em software livre, dificuldades dos alunos do Ensino Médio com a Física e os Físicos, sistema de realidade virtual para simulação e visualização de cargas pontuais discretas e seu campo elétrico, entre outros.
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