Ensino de Astronomia e aprendizagem significativa: um estado de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70798

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Ensino de Astronomia, Estado de Conhecimento

Resumo

No presente estudo, foram investigadas as tendências contemporâneas relacionadas ao Ensino de Astronomia, com um foco direcionado para estratégias pedagógicas consideradas eficazes e alinhadas com a proposta de aprendizagem significativa conforme delineada por Ausubel. Foi realizada uma análise de publicações a partir do ano de 2010, com o propósito de contribuir para o aprimoramento do ensino da Astronomia e fomentar uma compreensão mais aprofundada e duradora neste campo cientí­fico. Utilizando métodos qualitativos, procedeu-se ao mapeamento da produção acadêmica referente ao Ensino de Astronomia e í  Aprendizagem Significativa. Tal mapeamento foi conduzido por meio da exploração de fontes como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Plataforma Sucupira da CAPES, aplicando filtros especí­ficos, tais como áreas de aplicação e ní­veis de ensino, com o intuito de enriquecer a discussão acadêmica acerca desse tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANASTACIO, M. A. S. Astronomia no ensino médio: uma proposta de curso com foco na aprendizagem significativa e uso de ambiente colaborativo como ferramenta de tecnologia digital. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.

ANDRADE, M. J. P. de. O Ciclo de Experiência de Kelly e a teoria da aprendizagem significativa: uma reconciliação integradora para o ensino de astronomia com o uso de ferramentas computacionais. 2010. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.

AUSUBEL, D.P. The psychology of meaningful verbal learning. New York, Grune and Stratton. 1963.

BACELAR, J. P. Sequência didática como proposta para o ensino e aprendizagem da astronomia no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade federal do Piaui, Teresina/PI. 2019.

BATISTA, F. W. F. Uma proposta de sequência didática para a implementação de um minicurso de astronomia, 2020. Dissertação, Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica: Universidade Federal do Pará, 2020.

BATISTA, M. C.; Um estudo sobre o Ensino de Astronomia na formação inicial de professores dos anos iniciais, 2016. 183 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

BATISTA, M. C. FUSINATO, P. A. RAMOS, F. P. Contribuições de uma oficina de astronomia para a formação inicial de professores dos anos iniciais. Ensino, Saúde e Ambiente, v10, n2, p. 107-128, Ago. 2017.

BATISTA, M. C.; SANTOS, O. R. MATINS, V. C.; VIEIRA, T. F. Teaching Seasons with a Hands-on Activity. International Astronomy and Astrophysics Research Journal, v. 4, n. 3, p. 19-35, 2022.

CASTRO, J. N. P. de. Baralho estelar : a construção de conhecimentos de astronomia através de um jogo didático. 2019. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Fí­sica (MNPEF) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. 2019.

COUTO, V. L. do. Astronomia no Ensino Médio: uma abordagem simplificada a partir da Teoria da Relatividade Geral. 2020. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Fí­sica) – Universidade de Brasí­lia, Brasí­lia, 2020.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

FERREIRA, M.; SACERDOTE, H. C. S.; STUDART FILHO, N.; SILVA FILHO, O. L.
Análise de temas, teorias e métodos em dissertações e produtos educacionais no MNPEF. Revista Brasileira de Ensino de Fí­sica (Online), v. 43, p. 1-11, 2021.

FONTELE, F. F. M. Sequência didática para o ensino de astronomia de onda gravitacional e interferência no ensino médio. 2022. Dissertação Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica – PROFIS. Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Ceará – Campus Sobral, 2022.

FREIRE, G. C. O ensino de astronomia através de oficinas pedagógicas. 2023. Dissertação Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica – PROFIS. Universidade Estadual do Ceará. Biblioteca da UECE-(CE), 2023.

LANGHI, R.; NARDI, R. Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao ensino da Astronomia. Revista LatinoAmericana de Educação em Astronomia - RELEA, Limeira, n.2, p.75-92, 2005.

LEITE. C. Os Professores de Ciências e suas Formas de Pensar Astronomia. 2002. Dissertação Mestrado. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2002.

LIMA, F. A. S de Manifestações artí­sticas como ferramentas para o ensino de astronomia. 2019. Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Fí­sica, Universidade Federal do Paraná, 2019.

LIMA, E. A. Livro virtual: tópicos de Astronomia no 9º ano do Ensino Fundamental. 2022. Dissertação, Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica – PROFIS. Universidade Federal do Maranhão - UFMA, 2022.

MACIEL, R. R. A astronomia nas aulas de fí­sica: uma proposta de utilização de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS). 2016. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de PósGraduação em Ensino de Fí­sica, Araranguá, 2016.

MAGALHíES, C. L. T. de. Astronomia prática: site com roteiros experimentais para o ensino de astronomia no ensino médio. 2019. Dissertação, Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica – PROFIS. Universidade Federal de Alagoas– UFA, 2019.

MARQUES, F. A. A. Uma sequência didática com um jogo digital para o apoio ao ensino de astronomia no ensino médio. Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica - PROFIS. 2019. 102 f. Dissertação, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Depositária: Biblioteca da UECE-(CE), 2019.

MEES, A. A. Astronomia: Motivação para o Ensino de Fí­sica na 8ª Série. 2004. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.

MELO, J. S. Ensino de astronomia pelo estudo colaborativo das marés. Mestrado
Profissional em Ensino de Fí­sica – PROFIS, 2020. Dissertação, Universidade do Estado Da Bahia, Biblioteca Depositária: Biblioteca da Universidade do Estado da Bahia, 2020.

MELO, W. S. Uma proposta de ensino de astronomia por meio de um jogo em RPG Maker. 2021. Dissertação, Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica – PROFIS. Fundação da Universidade Federal do Piau – FUFIP, 2021.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento especí­fico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M.A.V. (Org). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, p.213-231, 2006.

NERES, L. B. O Stellarium como estratégia para o ensino de Astronomia Ilhéus/BA. 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, 2017.

NESI, E. R.; BATISTA, M. C. Produtos educacionais elaborados no mestrado profissional em ensino de fí­sica: a busca por referenciais norteadores. Revista Valore, Volta Redonda, 3 (Edição Especial): 554-563., 2018.

OLIVEIRA, C. S. O ensino de astronomia pelo viés investigativo. 2020. Dissertação, Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica – PROFIS. Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2020.

OLIVEIRA, A. A.; BATISTA, M. C.; FUSINATO, P. A. Astronomia nos currí­culos dos cursos de ciências biológicas no estado do Paraná. Revista Valore, Volta Redonda, 3 (Edição Especial):p. 334-342., 2018.

OLIVEIRA, A. A.; BATISTA, M. C.; FUSINATO, P. A. O whatsapp como possibilidade para a construção do conhecimento de forma colaborativa: um recurso significativo para o ensino de astronomia. Vitruvian Cogitationes, v. 3, n. 2, p. 232-243, 2022.

ORTIZ, A. J.; LEITE, J. C.; CARMO, T.; BATISTA, M. C.; MAGALHíES JÚNIOR, C. A. O. Representações sociais de estudantes do final do ensino médio sobre astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, v. 27, p. 79-91, 2019.

PEDROCHI, F.; NEVES, M. C. D. Concepções Astronômicas de estudantes no ensino superior. Revista Electrónica de Enseí±anza de las Ciências, v. 4, n. 2, 2005.

PONTES, G. S. Fí­sica e recursos didáticos: proposta para a inserção de storytelling de astronomia no último ano do ensino fundamental. 2022. Dissertação, Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica – PROFIS. Universidade Federal de Rondônia – UNIR, 2022.

PRí„SS, A. R. Teorias de aprendizagem. ScriniaLibris.com. 2012.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 1, p. 37-50, 2006.

ROSSETTO, A. F. Uma proposta de sequência didática na abordagem de conceitos básicos no ensino de astronomia. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Fí­sica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.

SCHINZEL, G. H. Buracos negros: uma proposta de sequência didática em forma de UEPS para o Ensino Médio. 2020. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Fí­sica) - Universidade de Brasí­lia, Brasí­lia, 2020.

SILVA, C. R. B. Ensino de astronomia usando um jogo de trilha para o estudo da evolução estelar no ensino médio. 2020. Dissertação, Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica - PROFIS Instituição de Ensino: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020.

SILVA, A. E. S da Guia didático e o jogo do universo: o ensino de astronomia em ciências no 9º ano. 2021. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Fí­sica – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 2021.

SILVA, W. F. da. Origem, evolução e morte das estrelas: uma sequência didática para os alunos do Ensino Médio. 2016. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do ABC, UFABC. Santo André/SP, 2016.

SILVA, F. P. de O. Utilização de celulares como ferramentas no ensino de astronomia: aplicativo star Chart como planetário /Francisco Petrônio de Oliveira e Silva. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fí­sica - MNPEF) – Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Juazeiro - BA, 2016.

SOUZA, G. de O. Proposta de uma sequência didática com aulas sobre astronomia mediadas por simulações criadas no CELESTIA e no STELLARIUM. 2022. Dissertação, Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica – PROFIS. Fundação da Universidade Federal do Piau – FUFIP, 2022.

SOARES, J. P. Elaboração de uma componente curricular eletiva nas escolas em tempo integral (eemtis) do Ceará com foco na olimpí­ada brasileira de astronomia (OBA). 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Semiárido – Programa de Pósgraduação em Fí­sica, 2020.

SPINA, F. A. Linguagem cientí­fica e aprendizagem significativa em abordagem de astronomia no ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Formação Cientí­fica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

VALIDO FILHO, M. M. P. Medidas da velocidade da luz usando observações e simulações astronômicas das luas de Júpiter. 2016. Dissertação (Pós-Graduação Profissional em Ensino de Fí­sica) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.

VIEIRA, T. F.; BATISTA, M. C. Análise de investigações sobre Temas de astronomia e suas Abordagens no ensino médio brasileiro. Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 3, n. 2, p. 0116, 2022a.

VIEIRA, T. F.; BATISTA, M. C.; RAMOS, F. P.; SANTOS, O. R. Proposta didática para o ensino de Fí­sica e Astronomia no Ensino Médio. Revista do Professor de Fí­sica, v. 6, n. Especial, p. 130–136, 2022b.

VIEIRA, T. F.; BATISTA, M. C.; RAMOS, F. P. Ensino remoto intencional, sala de aula invertida e interdisciplinaridade: possibilidades para um ensino de Astronomia no Ensino Médio. Ponta Grossa: Atena, 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Batista, M. C., Reinisz, I. K. C., Gomes, E. C., & Blanco, D. F. (2023). Ensino de Astronomia e aprendizagem significativa: um estado de conhecimento. Vitruvian Cogitationes, 4(extra), 202–221. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70798

Edição

Seção

Artigos