Do acolhimento í  disciplina: um olhar para as instituições de reeducação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.e024005

Palavras-chave:

Institucionalização, Processos disciplinares, Educação

Resumo

O presente artigo visa compreender as noções de educação que circulam nas instituições de acolhimento de crianças e adolescentes. É produzida, como metodologia de investigação cientí­fica, uma análise documental do Projeto Polí­tico Pedagógico de um abrigo institucional, permitindo identificar diversos processos desenvolvidos na instituição, os quais se aproximam do que Corrêa (2006) nomeia como garantias da escolarização (Corrêa, 2006). Por fim,  procura-se criar possibilidades de estar junto com as crianças e jovens inadaptáveis (Deligny, 2018), potencializando encontros através da escuta, do afeto e do cuidado.

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Biografia do Autor

Andressa Coelho Mí¼ller, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Licenciada em Pedagogia (2021) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Educação (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora da Rede Municipal de Educação de Santiago- RS.

Alice Copetti Dalmaso, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pedagoga (FAVENI), e Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), também pela UFSM. Realizou Pós-doutorado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade - LABJOR/NUDECRI, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora colaboradora no Programa de Mestrado em Divulgação Cientí­fica e Cultural da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Doutora (2020) e Mestra (2017) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Quí­mica pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2015). Atualmente é Professora Adjunta (ní­vel II) do curso de Quí­mica (Licenciatura e Bacharelado) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia (ICENP/UFU).

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Publicado

2024-09-26

Como Citar

Mí¼ller, A. C., Dalmaso, A. C., & Rigue, F. M. (2024). Do acolhimento í  disciplina: um olhar para as instituições de reeducação. Vitruvian Cogitationes, 5(2), e024005. https://doi.org/10.4025/rvc.e024005

Edição

Seção

Artigos