Percepções de professores(as) de ciências em formação acerca do consumo de hormônios e cisnormatividade
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.e024010Palavras-chave:
Diversidade Sexual e de Gênero, Ensino de ciências, Formação de professoresResumo
As imposições cisnormativas recaem sobre todas as áreas da vida dos indivíduos, principalmente daqueles que não se identificam com o sexo-gênero atribuído ao nascimento e esperado socialmente. Assim, o uso de hormônios surge como uma ferramenta de (re)afirmação de gênero. Este trabalho buscou analisar e categorizar a concepção dos discentes do 1° período dos cursos de Licenciatura em Biologia, Química e Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins sobre o consumo de hormônios e a cisnormatividade, bem como a importância de se reconhecer outros usos hormonais no processo de reconhecimento e pertencimento social. Com esse intuito, realizou-se uma oficina pedagógica e aplicou-se questionários, antes e após a oficina, para a coleta dos dados. Para a análise e interpretação desses, adaptou-se o método de análise de conteúdo por categorização. A comparação dos dados demonstrou que, ao final, houve maior preocupação em relacionar o conteúdo científico sobre hormônios e entendimentos mais problematizadores sobre gênero e sexualidade.
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