<b>Qualidade pós-colheita do caqui ‘Fuyu’ tratado com a promalina</b> - doi: 10.4025/actasciagron.v33i3.6015
Resumo
Considerando a importância comercial do caqui ‘Fuyu’, a pesquisa teve como objetivos avaliar o efeito da promalina aplicada durante o cultivo do caqui ‘Fuyu’ bem como o uso de diferentes temperaturas de armazenamento na qualidade pós-colheita dos frutos. A utilização da câmara fria (4ºC, uso comercial) manteve a boa firmeza dos frutos para a comercialização acima de 16 dias, para os frutos, sem e com a aplicação de promalina no pomar, enquanto que, na temperatura ambiente (20-26ºC), os tempos foram de 16 e oito dias, respectivamente. A promalina contribuiu para a melhoria da firmeza dos frutos armazenados em câmara fria, mas não produziu o mesmo efeito em frutos armazenados em temperatura ambiente. A atividade da enzima poligalacturonase (PG) foi coincidente com a alteração de firmeza dos frutos, e o pH diminuiu.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.