<b>Qualidade pós-colheita do caqui ‘Fuyu’ tratado com a promalina</b> - doi: 10.4025/actasciagron.v33i3.6015

  • Dorivaldo da Silva Raupp UEPG
  • Luciane Curtes Porfírio-da-Silva Instituo Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER)
  • Mareci Mendes de Almeida UEPG
  • Aurélio Vinicius Borsato Embrapa Pantanal
Palavras-chave: Diospyrus kaki, armazenamento refrigerado, firmeza, poligalacturonase

Resumo

Considerando a importância comercial do caqui ‘Fuyu’, a pesquisa teve como objetivos avaliar o efeito da promalina aplicada durante o cultivo do caqui ‘Fuyu’ bem como o uso de diferentes temperaturas de armazenamento na qualidade pós-colheita dos frutos. A utilização da câmara fria (4ºC, uso comercial) manteve a boa firmeza dos frutos para a comercialização acima de 16 dias, para os frutos, sem e com a aplicação de promalina no pomar, enquanto que, na temperatura ambiente (20-26ºC), os tempos foram de 16 e oito dias, respectivamente. A promalina contribuiu para a melhoria da firmeza dos frutos armazenados em câmara fria, mas não produziu o mesmo efeito em frutos armazenados em temperatura ambiente. A atividade da enzima poligalacturonase (PG) foi coincidente com a alteração de firmeza dos frutos, e o pH diminuiu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dorivaldo da Silva Raupp, UEPG
Araduação em Farmácia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975); Graduação em Farmácia e Bioquímica: Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976); Mestrado em Ciência de Alimentos, pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1983); Doutorado em Alimentos e Nutrição, pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1990). Atuação profissional: Universidade Estadual de Ponta Grossa, Professor Associado - Nível A, 40h, DE. Áreas de atuação: Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase para a agroindustrialização de produtos alimentícios vegetais, pós-colheita e processamento mínimo, bem como para as fibras alimentares dos alimentos (obtenção e avaliação das propriedades nutricionais e funcionais). Temáticas recentes em pesquisa: conservas de palmito pupunha, mini-milho, pinhão; frutas desidratadas; preparo de produtos fibrosos a partir de descartes do processamento e avaliação de suas propriedades nutricionais e funcionais digestivas. Revisor das revistas: Ciência e Tecnologia de Alimentos (0101-2061), Pesquisa Agropecuária Tropical (UFG) (1517-6398), Acta Amazonica (0044-5967), Publicatio UEPG(1676-8477). Currículo Lattes
Luciane Curtes Porfírio-da-Silva, Instituo Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER)
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1991) e mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008). Atua como Agrônoma do Instituo Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, EMATER, com ênfase nas áreas de Fruticultura, Agricultura Orgânica, assistência ao Crédito, Planejamento de Microbacias. É professora colaboradora do Centro de Ensino Superior de Campos Gerais, CESCAGE, nas disciplinas de Bioquímica, Experimentação Agropecuária, Fruticultura e Agricultura Orgânica.
Mareci Mendes de Almeida, UEPG
Professora Adjunto, DE – Doutor, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Engenharia de Alimentos. Mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia.
Aurélio Vinicius Borsato, Embrapa Pantanal
Pesquisador A, Embrapa Pantanal.
Publicado
2011-04-11
Como Citar
Raupp, D. da S., Porfírio-da-Silva, L. C., Almeida, M. M. de, & Borsato, A. V. (2011). <b>Qualidade pós-colheita do caqui ‘Fuyu’ tratado com a promalina</b&gt; - doi: 10.4025/actasciagron.v33i3.6015. Acta Scientiarum. Agronomy, 33(3), 519-526. https://doi.org/10.4025/actasciagron.v33i3.6015
Seção
Produção Vegetal

 

2.0
2019CiteScore
 
 
60th percentile
Powered by  Scopus

 

2.0
2019CiteScore
 
 
60th percentile
Powered by  Scopus