Aplicação da análise multivariada na infraestrutura e no desempenho das escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Paranavaí - DOI: 10.4025/actascitechnol.v32i1.1188

Angela Fontana Marques

Resumo


Este trabalho tem como técnica principal a aplicação de análise estatística multivariada, para verificar a importância das variáveis referentes ao desempenho e à infraestrutura das escolas públicas estaduais do Ensino Fundamental e Médio coordenadas pelo Núcleo Regional de Educação de Paranavaí (NREP). Para tanto, realizou-se a coleta de dados por meio de questionário aplicado a todas as escolas pertencentes ao NREP, em três segmentos: professores, alunos e escolas, com o objetivo de obter as informações necessárias. Organizaram-se os dados na forma de uma matriz para cada segmento. Primeiramente, utilizou-se a Análise de Componentes Principais para reduzir o número de variáveis e analisar quais variáveis ou quais conjuntos de variáveis explicariam a maior parte da variabilidade total, revelando o relacionamento existe entre eles. Após esta fase, aplicou-se Análise Fatorial rotacionada pelo método varimax para obter os indicadores de maior poder de explicação dos três segmentos e, a partir dessa análise, calculou-se a média entre os indicadores, o que permitiu classificar cada escola em relação a desempenho e infraestrutura.

Palavras-chave


análise multivariada; análise de componentes principais; análise fatorial

Texto completo:

PDF (baixado


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascitechnol.v32i1.1188





ISSN 1806-2563 (impresso) e ISSN 1807-8664 (on-line) e-mail: actatech@uem.br

  

Resultado de imagem para CC BY