<b>Aplicação da análise multivariada na infraestrutura e no desempenho das escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Paranavaí­</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v32i1.1188

Autores

  • Angela Fontana Marques FAFIPA

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v32i1.1188

Palavras-chave:

análise multivariada, análise de componentes principais, análise fatorial

Resumo

Este trabalho tem como técnica principal a aplicação de análise estatí­stica multivariada, para verificar a importância das variáveis referentes ao desempenho e í  infraestrutura das escolas públicas estaduais do Ensino Fundamental e Médio coordenadas pelo Núcleo Regional de Educação de Paranavaí­ (NREP). Para tanto, realizou-se a coleta de dados por meio de questionário aplicado a todas as escolas pertencentes ao NREP, em três segmentos: professores, alunos e escolas, com o objetivo de obter as informações necessárias. Organizaram-se os dados na forma de uma matriz para cada segmento. Primeiramente, utilizou-se a Análise de Componentes Principais para reduzir o número de variáveis e analisar quais variáveis ou quais conjuntos de variáveis explicariam a maior parte da variabilidade total, revelando o relacionamento existe entre eles. Após esta fase, aplicou-se Análise Fatorial rotacionada pelo método varimax para obter os indicadores de maior poder de explicação dos três segmentos e, a partir dessa análise, calculou-se a média entre os indicadores, o que permitiu classificar cada escola em relação a desempenho e infraestrutura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Fontana Marques, FAFIPA

* Graduada em Matemática e Ciências pela Faculadade Estadual de Educação de Ciências e Letras de Paranavaí­ - FAFIPA - Mestre pela UFPR em Métodos numéricos Aplicados í  Engenharia - Professora da FAFIPA

Downloads

Publicado

2009-11-13

Como Citar

Marques, A. F. (2009). <b>Aplicação da análise multivariada na infraestrutura e no desempenho das escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Paranavaí­</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v32i1.1188. Acta Scientiarum. Technology, 32(1), 75–81. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v32i1.1188

Edição

Seção

Estatí­stica