Qualificação de professores do ensino básico para educação sexual por meio da pesquisa-ação - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i1.10532

Márcia Maria de Souza, Denize Bouttelet Munari, Sandra Maria Brunini de Souza, Elizabeth Esperidião, Marcelo Medeiros

Resumo


Este estudo objetivou descrever e analisar o uso da pesquisa-ação como ferramenta na qualificação de professores para a educação sexual. Pesquisa qualitativa de abordagem descritiva, com enfoque na pesquisa-ação, na qual participaram 28 educadores de uma escola pública de Goiânia, GO. A coleta dos dados ocorreu entre abril/2006 e março/2007, por meio de encontros grupais, que foram registrados e analisados descritivamente, articulados ao referencial teórico. O resultado é apresentado e discutido com o processo de tomada de consciência do grupo de professores referente à questão da inclusão da sexualidade como tema transversal no projeto político pedagógico da instituição, bem como da organização de estratégias e conteúdos a serem implementadas. Concluiu-se que a pesquisa-ação constitui-se em ferramenta eficiente na qualificação dos professores, que incorporaram imediatamente na rotina da escola o conhecimento produzido coletivamente durante a investigação. Destaca-se, finalmente, a importância da universidade se constituir parceira no processo de formação de professores do ensino básico, comprometendo-se com responsabilidade social.

Palavras-chave


Educação Sexual; Saúde Escolar; Ensino Fundamental e Médio; Enfermagem em Saúde Pública; Promoção da Saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v9i1.10532



ISSN 1677-3861 (impresso) e ISSN 1984-7513 (on-line)

 

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