<b>Qualificação de professores do ensino básico para educação sexual por meio da pesquisa-ação</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i1.10532

  • Márcia Maria de Souza FEN/UFG
  • Denize Bouttelet Munari FEN/UFG
  • Sandra Maria Brunini de Souza FEN/UFG
  • Elizabeth Esperidião FEN/UFG
  • Marcelo Medeiros FEN/UFG
Palavras-chave: Educação Sexual, Saúde Escolar, Ensino Fundamental e Médio, Enfermagem em Saúde Pública, Promoção da Saúde.

Resumo

Este estudo objetivou descrever e analisar o uso da pesquisa-ação como ferramenta na qualificação de professores para a educação sexual. Pesquisa qualitativa de abordagem descritiva, com enfoque na pesquisa-ação, na qual participaram 28 educadores de uma escola pública de Goiânia, GO. A coleta dos dados ocorreu entre abril/2006 e março/2007, por meio de encontros grupais, que foram registrados e analisados descritivamente, articulados ao referencial teórico. O resultado é apresentado e discutido com o processo de tomada de consciência do grupo de professores referente à questão da inclusão da sexualidade como tema transversal no projeto político pedagógico da instituição, bem como da organização de estratégias e conteúdos a serem implementadas. Concluiu-se que a pesquisa-ação constitui-se em ferramenta eficiente na qualificação dos professores, que incorporaram imediatamente na rotina da escola o conhecimento produzido coletivamente durante a investigação. Destaca-se, finalmente, a importância da universidade se constituir parceira no processo de formação de professores do ensino básico, comprometendo-se com responsabilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Souza, FEN/UFG
possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica de Goiás (1987), mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (out/2001) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (dez/2007). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência de enfermagem, transmissão nosocomial do vírus da hepatite B, prevenção em DST/HIV/AIDS, capacitação de recursos humanos em sexualidade e educação sexual, saúde do escolar e adolescência. Currículo Lattes
Publicado
2010-07-01
Como Citar
Souza, M. M. de, Munari, D. B., Souza, S. M. B. de, Esperidião, E., & Medeiros, M. (2010). <b>Qualificação de professores do ensino básico para educação sexual por meio da pesquisa-ação</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i1.10532. Ciência, Cuidado E Saúde, 9(1), 91-98. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v9i1.10532
Seção
Artigos originais