<b>A resolução de problemas no contexto de um currículo integrado de enfermagem</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i5.17075
Palavras-chave:
Educação, Enfermagem, Resolução de Problemas.
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo aprofundar o estudo sobre a resolução de problemas (RP) para a compreensão de alternativas pedagógicas para desenvolver essa capacidade em alunos do Currículo Integrado de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Como método de pesquisa, aplicou-se a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez. Na etapa de teorização, entre outras fontes de informações, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 20 docentes do Curso. Os resultados apontaram para uma definição de RP que envolve: atendimento à necessidade do usuário; tomada de decisão; aplicação sistemática de etapas de RP; uso de conhecimentos teóricos e práticos e participação do usuário no processo. As atividades didáticas mais citadas para o desenvolvimento da RP foram: discussões sobre a prática; Estudos de Caso; Processo de Enfermagem; operações de Representação, Teorização/Sistematização e Síntese e Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez. Essas atividades foram analisadas, verificando-se o quanto atendiam às diretrizes político-pedagógicas do Curso e às teorias de solução de problemas segundo os referenciais da educação. Algumas fragilidades em relação a tais atividades foram detectadas, possibilitando a elaboração de hipóteses de solução que resultaram em alguns ajustes e reformulações implementados na etapa de aplicação à realidade.Downloads
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Publicado
2012-05-30
Como Citar
Alves, E., & Berbel, N. A. N. (2012). <b>A resolução de problemas no contexto de um currículo integrado de enfermagem</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i5.17075. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(5), 191-198. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i5.17075
Edição
Seção
Artigos originais