A primazia da imagem e a virtualização das relações na cultura das aparências

  • Joana Sanches-Justo
Palavras-chave: visualidade, consumo, contemporaneidade, relações humanas, subjetividade.

Resumo

RESUMO

O trabalho aborda o papel da imagem na sociedade contemporânea atrelada à veiculação de mercadorias, à criação de necessidades de consumo e ao poder de produzir o fascínio no público. Apresenta o panorama atual da sociedade de consumo, apontando a tendência atual de virtualização das relações, o que acarreta uma vida que preza mais a aparência do que o conteúdo. São também discutidas as formas possíveis de relação com a imagem, seja através do consumo passivo ou do questionamento, que permite o seu verdadeiro desvendamento. Por fim, conclui-se que é possível escapar à imperatividade do consumo ditado pela mercantilização da aparência à medida que, diante da imagem, se produza a reflexão em vez do fascínio.

 

ABSTRACT

The paper discusses the role of the image linked to the placement of goods, to the creation of consumer needs and to the power to produce the viewer’s fascination in the contemporary society. The paper displays the current scenario of the consumer society, pointing to the current trend of relationships virtualization, which produces a life that values ​​the appearance more than the content. Are also discussed possible ways of relating to the image, either through passive consumption or through questioning, allowing its true unveiling. Finally, it is argued that it is possible to escape the imperative nature of consumption dictated by the appearance as goods when, facing an image, reflection is produced instead of fascination.

Keywords: visuality, consumption, contemporary, human relations, subjectivity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Sanches-Justo
Doutora em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Professora do curso de Artes Visuais e do curso de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE.
Publicado
2014-02-02
Como Citar
Sanches-Justo, J. (2014). A primazia da imagem e a virtualização das relações na cultura das aparências. Revista Espaço Acadêmico, 13(153), 01-09. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/22859
Seção
DOSSIÊ - Temas Contemporâneos em Psicologia (Org.: Rafael Bianchi Silva)