A primazia da imagem e a virtualização das relações na cultura das aparências
Resumo
RESUMOO trabalho aborda o papel da imagem na sociedade contemporânea atrelada à veiculação de mercadorias, à criação de necessidades de consumo e ao poder de produzir o fascínio no público. Apresenta o panorama atual da sociedade de consumo, apontando a tendência atual de virtualização das relações, o que acarreta uma vida que preza mais a aparência do que o conteúdo. São também discutidas as formas possíveis de relação com a imagem, seja através do consumo passivo ou do questionamento, que permite o seu verdadeiro desvendamento. Por fim, conclui-se que é possível escapar à imperatividade do consumo ditado pela mercantilização da aparência à medida que, diante da imagem, se produza a reflexão em vez do fascínio.
ABSTRACT
The paper discusses the role of the image linked to the placement of goods, to the creation of consumer needs and to the power to produce the viewer’s fascination in the contemporary society. The paper displays the current scenario of the consumer society, pointing to the current trend of relationships virtualization, which produces a life that values the appearance more than the content. Are also discussed possible ways of relating to the image, either through passive consumption or through questioning, allowing its true unveiling. Finally, it is argued that it is possible to escape the imperative nature of consumption dictated by the appearance as goods when, facing an image, reflection is produced instead of fascination.
Keywords: visuality, consumption, contemporary, human relations, subjectivity.
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