Foco e Escopo
A revista publica artigos originais concernentes ao campo das Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), sub-áreas e áreas afins.
Pluralista desde sua gênese, a Revista Espaço Acadêmico recusa o enquadramento ideológico e político-partidário. O debate acadêmico não pode ser autêntico e dinâmico se estiver prisioneiro dos ismos e da miopia política ideológica dos que se imaginam senhores da verdade, amparados em seus castelos de areia construídos dogmaticamente. A Espaço Acadêmico não se vê na função de converter ninguém a quaisquer cânones nem se dirige apenas aos convertidos.
Entendemos que a realidade é mais complexa do que os fáceis maniqueísmos e que os preconceitos e os dogmatismos não são terrenos férteis para o debate democrático aberto a novas perspectivas frente a um mundo que exige ir para além do pensamento convencional. A liberdade de expressão, a pluralidade democrática prescinde dos preconceitos e dogmatismos. São necessários coragem e esforço comum tanto para a crítica como para a autocrítica; e também para estar sempre disposto a trocar idéias e polemizar.
Esta linha editorial comprova-se na abrangência dos artigos, temas e autores, bem como, na sua receptividade entre os leitores. Isto não significa que as posições políticas-ideológicas individuais expressem o coletivo da revista. Não somos, nem pretendemos ser, uma organização política-partidária e/ou sindical. Também não aceitamos o pensamento monolítico, seja à esquerda ou à direita.
Mas, não temos ilusões. A realidade mundial e os ventos que sopram em nossa época exigem posicionamentos. Uma teoria crítica não será crítica se utilizar o biombo da propalada neutralidade científica. Tomamos posições, mas não obrigamos os outros a tomar as mesmas posições. Nos situamos no mesmo campo do pensamento crítico à realidade política-social vigente e às suas manifestações.
Se do ponto de vista político-ideológico nos orientamos pelo respeito ao outro e o diálogo conseqüente em torno das idéias, não aceitamos a postura inconseqüente de que na democracia tudo é permissível. A Espaço Acadêmico não veicula conteúdos racistas, sexistas ou que firam a integridade das pessoas. Ela se define, sobretudo, por um princípio ético que poderia ser resumido em duas palavras: honestidade intelectual, isto é, o comprometimento de todos aqueles que colaboram com este espaço de reflexão no sentido de preservar a integridade da pesquisa crítica sem qualquer concessão a interesses de cunho partidário, ideológico ou de restrito sentido social.
Embora adotemos o nome Espaço Acadêmico, não nos restringimos apenas ao meio acadêmico. Procuramos superar o academicismo e estabelecer vínculos com os movimentos sociais. Afinal, uma revista que se pretende crítica, não cumprirá seu objetivo se reduzir a teoria à pura abstração diletante. Lembramos que o termo acadêmico tem origem filosófica – se refere à escola filosófica fundada por Platão, em 388 a.C., assim chamada porque ele ensinava filosofia nos jardins do herói ateniense Academus; com o passar do tempo a palavra acadêmico passou a ser utilizada tanto pelas sociedades científicas, literárias ou filosóficas quanto por outras sociedades desvinculadas do mundo universitário, como as Academias de Artes Marciais, as Escolas de Samba etc. Ou seja, a Revista Espaço Acadêmico não se restringe aos espaços formais onde se produz e se reproduz o conhecimento, hoje excessivamente disciplinares ou especializados, mas considera de igual importância os espaços informais, onde também se produz e se reproduz conhecimentos e saberes e cultura.
Missão
Diante do exposto, a Revista Espaço Acadêmico têm como objetivos:
Divulgar a reflexão crítica sobre o campo acadêmico, a política e a sociedade em geral, numa perspectiva plural e democrática;
Contribuir para fortalecer os vínculos entre os espaços formais do conhecimento científico e os espaços e movimentos sociais externos à comunidade acadêmica;
Viabilizar o registro público do conhecimento e sua preservação;
Disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica e fora dela;
Agilizar o processo de comunicação científica.
Periodicidade
A revista é publicada em formato on-line bimestralmente.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos serão avaliados pela Comissão Editorial da revista e, se aprovados, serão encaminhados à avaliação dos consultores. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação se tiver um parecer favorável, e recusado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, será encaminhado a terceiro consultor ad hoc. A avaliação é “cega”, isto e, sem identificação dos autores e suas respectivas titulações, bem como dos avaliadores externos, observando-se o sigilo em ambos os casos.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema de preservação digital Keepers Registry e se encontra no catálogo da Rede Cariniana do Ibict.