Diretrizes para autores (as)

Os artigos e/ou resenhas deverão ser submetidos em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/user/register (se já possuí cadastro na revista, faça login e clique em “NOVA SUBMISSÃO”).

1) A revista publica artigos originais nas áreas das Ciências Sociais e afins.

2) Os autores devem informar se o texto é inédito, isto é, se não foi publicado. Não é permitido submissão em mais de um periódico. 

3) Os artigos que estiverem de acordo com as “Diretrizes para Autores” e as “condições de submissão”, se aceitos pelo editor, serão encaminhados à avaliação dos consultores Ad hoc da revista.

4) Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos pelos pareceristas são realizados com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e dos pareceristas ("avaliação cega"). Não se identifique no corpo do texto, nem nas propriedades do arquivo. Inclua o resumo biográfico ao submeter (metadados da submissão).

5) Os trabalhos submetidos devem estar de acordo com as seguintes regras e padrão:

a) Os artigos devem ser, preferencialmente, de autoria única;

b) Não será aceito artigo com mais de dois autores; a titulação mínima aceita é a graduação concluída.

c) Não será aceito submissões em co-autoria que envolva vínculos pessoais de orientação (atuais ou durante o processo de elaboração do trabalho, ou seja, submissões resultantes de orientação em TCC, mestrado, doutoramento, etc.).

d) Os artigos deverão conter: título (português / inglês), resumo, palavras-chave, abstract, key words e referências bibliográficas. Não serão aceitos textos que se assemelhem a relatórios de pesquisas e que contenham tópicos específicos relacionados à metodologia, justificativa e discussão sobre os resultados.

e) O resumo (bem como o abstract), não excedendo 150 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo. Até seis palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, tanto do resumo como do abstract, que não estejam citadas no título.

f) Deve incluir o título e subtítulo em inglês.

g) Os artigos não deverão exceder 15 páginas (mínimo de 10 páginas), incluindo tabelas e referências bibliográficas. Deverão ser escritos em espaço 1,5 cm, utilizando Times New Roman fonte 12, em formato A4 e as margens do texto deverão ser: inferior, superior, direita e esquerda de 3 cm;

h) Imagens, gráficos e ilustrações em geral, devem ser enviadas em separado, em formato JPG ou GIF,. O autor (a) deve indicar onde a(s) imagem (ens) deve(m) ser(em) inserida(s).

i) As notas de rodapé devem ser apenas de caráter explicativo.

j) As citações bibliográficas deverão seguir os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Citação no texto, usar o sobrenome e ano: Caporalini (2005) ou (CAPORALINI, 2005); para dois autores Veiga e Santos (2008) ou (VEIGA; SANTOS, 2008); três ou mais autores, utilizar o primeiro e após et al. (GHEORGHIU et al., 2008).

k) Da bibliografia devem constar apenas as obras efetivamente utilizadas.

l) No caso dos(as) graduandos(as), sugere-se que as submissões sejam encaminhadas à Revista Urutágua, especialmente dedicada à produção discente.

6. RESENHAS

a) a obra resenhada deve ser atual, publicada e/ou reeditada em até dois anos, no máximo, tendo como referência a data de submissão;

b) a resenha não deve ultrapassar o máximo de quatro páginas, ou oito mil caracteres, incluindo espaços, e devem conter todas as informações sobre a obra e autor (em destaque no início do texto) e título diferenciado da obra resenhada;

c) a formatação deve seguir o indicado nos itens acima referente aos artigos.

d) não serão aceitas submissões com mais de um(a) autor(a)

As submissões que não estiverem de acordo com as "Diretrizes" serão arquivadas.

 

MODELOS DE REFERÊNCIAS

Deverão ser organizadas em ordem alfabética, justificado, conforme os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados.

Livros

ABRANCHES, S. H.; SANTOS, W. G.; COIMBRA, M. A. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

SPIVAK, G. Quem reivindica alteridade? In: HOLLANDA, H. B. Tendências e impasses. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 187-205.

Artigos

GHEORGHIU, M. D.; GRUSON, P.; VARI, J. Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias. Educação & Sociedade, v. 29, n. 103, p. 377-399, 2008.

VEIGA, L. F.; SANTOS, A. S. O referendo das armas no Brasil: estratégias de campanha e comportamento do eleitor. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 23, n. 66, p. 59-77, 2008.

GOMES, L.; CÁRDENAS, C. J.; ALVES, V. P.; LOPES, C. Reflexões sobre a imagem da velhice mostrada no filme “Elsa e Fred. Um amor e paixão”. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 30, n. 1, p. 25-34, 2008.

Internet

SILVA, A. O. Um olhar sobre a Literatura: reflexões sobre a sua contribuição político-pedagógica. In: Revista Espaço Acadêmico, n. 91, dezembro de 2008. Disponível emhttp://www.espacoacademico.com.br/091/91ozai.htm. Acesso em 06.04.2009.

Anais

CAPORALINI, J. B. O problema antropológico em O Nome da Rosa. In: JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 4., 2005, Maringá. Anais…Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2005. p. 200-213.

Tese

SANTOS, V. S. A mediação docente na educação para mídia. 2007. 179f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2007.

 

Observações:

A Espaço Acadêmico não veicula conteúdos racistas, sexistas ou que firam a integridade das pessoas. Ela se define, sobretudo, por um princípio ético que poderia ser resumido em duas palavras: honestidade intelectual, isto é, o comprometimento de todos aqueles que colaboram com este espaço de reflexão no sentido de preservar a integridade da pesquisa crítica sem qualquer concessão a interesses de cunho partidário, ideológico ou de restrito sentido social.

Os artigos publicados não expressam necessariamente as opiniões do coletivo da revista. Os autores, considerados individualmente, são responsáveis por suas opiniões e posições.