Educação responsável e integral como bem comum mundial

Palavras-chave: Educação, Responsabilidade Integral, Direito Humanos

Resumo

O trabalho apresenta as diretrizes sobre educação divulgada pela UNESCO no documento Repensar a Educação. Rumo a um bem comum mundial?, correlacionando-as ao processo formativo pautado na responsabilidade integral. Considerando a necessidade de uma educação aberta à complexidade e à pluralidade das sociedades contemporâneas e que seja capaz de levar adiante a formação de uma cidadania pós nacional, é indispensável contar com estruturas pedagógicas que contemplem a formação do indivíduo em sua plena autonomia, a fim de que ele possa não apenas conviver sob o lastro do “nós”, mas abarque, acima de tudo, uma convivialidade integradora do “todos nós”. A educação, nesse sentido, não pode estar desenraizada dos Direitos Humanos, a saber, dos princípios morais que norteiam um aprendizado integral e responsável, capaz de oportunizar uma convivência não alienada na diversidade de valores éticos que ocupam o mesmo espaço social. Na esteira dos propósitos sobre Educação apresentados pela UNESCO, busca-se demonstrar que uma ação pedagógica baseada no respeito à diversidade cultural não se dá sem um autêntico processo de inclusão do “Eu” ao “Nós” e do “Nós” ao “Todos Nós”. Processo este que denominamos de responsabilidade integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clodomiro José Bannwart Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Filosofia pela UNICAMP, Professor do Departamento de Filosofia e dos Programas de Mestrado em Direito Negocial e Mestrado em Filosofia na Universidade Estadual de Londrina.

Gleiton Lima, Palestrante e consultor da RSP Integral.
Graduado em Jornalismo e História. Professor, palestrante e consultor; Autor de livros institucionais em História e Sustentabilidade. Coautor do livro Responsabilidade Integral.
Publicado
2017-12-31
Como Citar
Bannwart Júnior, C. J., & Lima, G. (2017). Educação responsável e integral como bem comum mundial. Revista Espaço Acadêmico, 17(200), 37-48. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/38011