Criminalidade no século XXI e a tríplice fronteira: reflexões a partir de Coleman, Naim e Robinson

  • Micael Alvino da Silva Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA
  • Marcelino Teixeira Lisboa Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA
Palavras-chave: Relações Internacionais, Comércio Ilícito, Crimes Transnacionais

Resumo

A globalização do final do século XX caracterizou-se essencialmente por maior circulação de bens e pessoas. Consequentemente, no início do século XXI uma série de problemas de ordem internacional ganharam espaço na agenda política e acadêmica. Em um mundo “desorganizado” pós-Guerra Fria, diversos analistas escreveram sobre a virada do milênio e os problemas do novo século. Neste contexto e a partir de uma das regiões mais problemáticas da América do Sul (a Tríplice Fronteira), este texto objetiva analisar três visões sobre os problemas do novo século – Coleman, Naim e Robinson – publicadas no Brasil entre 2001 e 2006. Trata-se de análises distintas, mas que permitem dialogar com temas gerais e cruciais para a compreensão da Tríplice Fronteira, acusada de favorecer o nexo crime organizado-terrorismo internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micael Alvino da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA
Doutor em História, docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e membro do Grupo de Pesquisa Tríplice Fronteira e Relações Internacionais (GTF/UNILA)
Marcelino Teixeira Lisboa, Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA
Doutor em Ciência Política, docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e membro do Grupo de Pesquisa Tríplice Fronteira e Relações Internacionais (GTF/UNILA).
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Silva, M. A. da, & Lisboa, M. T. (2019). Criminalidade no século XXI e a tríplice fronteira: reflexões a partir de Coleman, Naim e Robinson. Revista Espaço Acadêmico, 18(214), 68-77. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/44888