Prática pedagógica tradicional e inovadora

  • Thiago Pires Santana Universidade Estadual de Feira de Santana
Palavras-chave: Prática tradicional, inovação pedagógica, pesquisa discente.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar de forma reflexiva a prática pedagógica tradicional e a prática pedagógica inovadora, discutindo suas perspectivas e significados, interação entre professor e alunos, viés metodológico, relações de poder e perfil do cidadão construído. No contexto de complexidade da sociedade contemporânea em que todo conhecimento é essencial e refutável ao mesmo tempo é primordial a construção, nas nossas escolas, de ambientes de aprendizagem que em vez de modelar a sociedade dos séculos passados possam construir de forma intencional práticas pedagógicas inovadoras capazes de desenvolver o espírito criativo, a autonomia na pesquisa, o censo crítico e a cidadania, competências conjugadas aos novos tempos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Pires Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006) e mestrado em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira (2013), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2017). Atualmente é professor efetivo - Secretaria de Educação do Estado da Bahia (20h) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (40h), vinculado a área de Matemática Aplicada. Tem experiência na área de Matemática Aplicada e Educação.
Publicado
2019-07-04
Como Citar
Santana, T. P. (2019). Prática pedagógica tradicional e inovadora. Revista Espaço Acadêmico, 19(216), 55-62. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/46598