<b>Decomposição fúngica de ácido tânico e outros compostos em efluente agroindustrial</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i2.10117
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i2.10117Palavras-chave:
Biorremediação, lacase, tanase, Cladosporium sp., Mucor sp.Resumo
Durante o processamento da matéria-prima da indústria sucroalcooleira, gera-se grande quantidade de efluentes com qualidades que impossibilitam seu lançamento em corpos de água sem o tratamento prévio. A biorremediação é usada para decompor resíduos orgânicos até um estado inócuo ou abaixo da concentração limite da legislação, tendo os fungos papel muito importante nessa estratégia por secretarem enzimas hidrolíticas. Neste trabalho, avaliou-se o comportamento de fungos isolados de resíduos da estação de tratamento de efluentes de uma indústria sucroalcooleira frente í degradação de fenóis como o ácido tânico e de outros compostos de efluentes agroindustriais suplementados com nutrientes específicos. Dentre diferentes isolados, aqueles identificados como Aspergillus sp. e Cladosporium sp. apresentaram as melhores taxas de produção de enzimas degradadoras de ácido tânico, como a lacase, por exemplo, enquanto Mucor sp. foi o que melhor removeu a Demanda Química de Oxigênio (DQO) e o conteúdo de fenóis totais, seguido por Cladosporium sp., Phanerochaeta chrysosporium e Geotrichum candidum.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.