<b>Análise físico-química de linguiças coloniais comercializadas no município de Toledo, Estado do Paraná e comparação com valores fornecidos pelos fabricantes</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v31i2.1389
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v31i2.1389Palavras-chave:
produtos cárneos, qualidade, proteína, lipídeosResumo
A imigração italiana no Oeste do Paraná propiciou o desenvolvimento de pequenas indústrias de produtos cárneos, dentre os quais se destaca a linguiça colonial. Em virtude do grande consumo, torna-se necessária a avaliação da qualidade desses produtos. Desta forma, quatro diferentes marcas de linguiças coloniais produzidas na região de Toledo, Estado do Paraná, foram avaliadas neste trabalho quanto í umidade, teor de cinzas, porcentagens de proteínas e lipídeos. Os resultados indicaram que há grande discrepância entre os valores apresentados nas informações nutricionais do rótulo e os valores determinados neste estudo, indicando que as indústrias não realizam controle de qualidade sobre a produção da linguiça colonial. De acordo com as composições das linguiças coloniais e a legislação brasileira, todas as linguiças podem ser enquadradas como linguiças coloniais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
