<b>Adaptação de métodos semi-empíricos para estimar capacidade de carga de estacas de pequeno diâmetro no solo de Londrina, Estado do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v27i2.1477
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v27i2.1477Palavras-chave:
capacidade de carga, estacas de pequeno diâmetro, solos lateríticosResumo
A cidade de Londrina, Estado do Paraná, possui um perfil geotécnico constituído de uma camada superficial de solo argilo-siltoso, poroso, laterítico e muitas vezes colapsível, que se estende até a profundidade máxima de 12 metros. As estacas utilizadas em obras de pequeno a médio porte se encontram totalmente embutidas nesta camada, sofrendo a influência de seu comportamento laterítico e colapsível. Os métodos clássicos brasileiros de estimativa de capacidade de carga de estacas tornam-se conservadores, frente aos resultados reais, quando aplicados em solos lateríticos e, contra a segurança, quando aplicados em solos colapsíveis, isto é, na condição crítica ao colapso. Este trabalho avalia os coeficientes de ajuste das resistências de ponta e ao atrito lateral para esses métodos, no caso de estacas apiloadas, sendo estes coeficientes obtidos pela retro-análise de resultados de provas de carga estática í compressão, realizadas no Campo Experimental de Engenharia Geotécnica da Universidade Estadual de LondrinaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
