<b>Casas de estilo: arquitetura moderna e edificações residenciais em Maringá, Estado do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v25i2.2198
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v25i2.2198Palavras-chave:
arquitetura moderna, movimento moderno, casas modernistas, MaringáResumo
Este trabalho analisa casas construídas nas décadas de 1950 e 1960 em Maringá com afinidades e vínculos formais com o Movimento Moderno em arquitetura. Elencados os princípios e as normas que definiam a arquitetura moderna, foi possível delinear semelhanças, divergências e distorções entre a conformação dessas casas e aquilo que pregava o novo estilo arquitetônico. O que se pôde notar é que a arquitetura residencial em Maringá não deixou de reproduzir formas reconhecidamente modernas, muitas vezes desprovidas do seu sentido original, livres do seu aspecto mais ortodoxo e desvinculadas daquelas condições técnicas que propiciaram seu surgimento. Configurou-se a casa modernista em Maringá a partir de certas manobras projetuais e do emprego de alguns artifícios emblemáticos menos compromissados com a essência da arquitetura moderna do que com sua aparência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.