<b>Avaliação das propriedades temporais de duas redes de controle: CAN e PROFIBUS</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v25i2.2210

Autores

  • Max Mauro Dias Santos UNILESTE
  • Francisco Vasques Universidade do Porto
  • Marcelo Ricardo Stemmer UFSC

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v25i2.2210

Palavras-chave:

CAN, Jitter, PROFIBUS, Sistemas de Controle via Redes

Resumo

Com a grande disponibilidade e o baixo custo atual da tecnologia de redes, a utilização das redes de computadores para interconectar sensores, atuadores e controladores está tornando-se amplamente aceita para a implementação de sistemas de controle realimentado. Tal tipo de implementação, na qual as malhas de controle são fechadas utilizando uma rede de comunicação de tempo real, são chamadas de Sistemas de Controle via Redes (ou NCS, para Networked Control Systems). Quando implementamos um NCS, a rede de comunicação subjacente deve fornecer um serviço de comunicação de tempo-real que satisfaça os requisitos das aplicações de controle. Em conseqí¼ência, é fundamental a avaliação da correção do tempo de resposta da rede de comunicação, quando comparado com os requisitos da aplicação de controle. As redes CAN e PROFIBUS são habitualmente consideradas aceitáveis para suportar NCS de pequena escala, devido a sua capacidade de comunicação de tempo real. No entanto, é também conhecido que a sua correção temporal é altamente dependente das caracterí­sticas dos fluxos de mensagens suportados, tais como a sua periodicidade e o comprimento de mensagens relacionado. Neste artigo, comparamos as propriedades temporais das redes de controle CAN e PROFIBUS. Basicamente, avaliamos a sua capacidade para suportar sistemas controlados por computador, através do cálculo do tempo de resposta das mensagens no pior caso. Um pequeno exemplo de um NCS é utilizado para comparar a capacidade dessas redes de controle para satisfazer os requisitos da aplicação de controle suportada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Max Mauro Dias Santos, UNILESTE

O Prof. Max Mauro possui Graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1993), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Aveiro - Portugal (2005/2006). Trabalhou na IBM Brasil e IBM USA como Engenheiro de Automação. Atuou como professor em diversas Universidades como Instituto Católico de Minas Gerais (ICMG-MG), Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE-MG), Universidade Vale do Itajaí­ (UNIVALI-SC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC), Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e Faculdades Integradas de Caratinga (FIC-MG). Coordenou o Projeto RedeAuto-FIAT (2005-2006); Membro do Projeto Advansys da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Portugal (2005-2006); Membro do do Projeto CLEOPATRE da Universidade de Nantes - França (2003-2004). Atualmente é professor D1/ADJ1.AA1 e Coordenador do Grupo de Pesquisas em Sistemas de Tempo Real (STR) do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. É um Editor Associado do "International Journal of Systems, Control and Communications - IJSCC" ISSN 1755-9340 (Print) , 1755-9359 (Online) e da "Revista Eletrônica de Sistemas de Informação - RESI" ISSN 1677-3071. Coordenador do projeto SisAuto (Edital 016/2006 - R$ 26.804,12) e projeto Flex-by-Wire (Edital 03/2007 - R$ 48.000,00) financiados pelo FAPEMIG. Membro do Conselho de Curso de Engenharia de Produção e do Comitê Acessor de Pesquisa (CAP) do UnilesteMG. Consultor Ad-Hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG); Avaliador de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior pelo INEP/MEC; Sócio Fundador da Associação Brasileira de Veí­culos Elétricos (ABVE); Coordenador do 1º Concurso de Monografias em Veí­culos Elétricos (ABVE); Membro e Instrutor da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA); Membro e Instrutor da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM). Foi consultor e instrutor nas áreas de redes industriais e redes automotivas de diversas empresas como RCS, USIMINAS, ACESITA, FORD, AEA, Ciclo Engenharia, GRABER entre outras. Classificado em 1º lugar como Professor Convidado para o Institut de Recherche en Communications et Cybertnétique de Nantes - IRCCYN (03/2008). Tem interesse em pesquisas para as seguintes áreas: Eletrônica Automotiva, Sistemas de Controle por Computador, Sistemas de Controle via Redes e Redes-sem-Fio, Redes Industriais, Redes Automotivas, Sistemas Embarcados, Sistemas de Tempo Real, Sistemas Distribuí­dos, Simulação, Redes de Comunicação, Automação Industrial, Veí­culos Elétricos e Hí­bridos, Rastreamento e Gerenciamento de Frota de Veí­culos e Projeto de Circuitos Eletrônicos Currí­culo Lattes

Downloads

Publicado

2008-04-15

Como Citar

Santos, M. M. D., Vasques, F., & Stemmer, M. R. (2008). <b>Avaliação das propriedades temporais de duas redes de controle: CAN e PROFIBUS</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v25i2.2210. Acta Scientiarum. Technology, 25(2), 193–201. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v25i2.2210

Edição

Seção

Informação Tecnológica

 

0.8
2019CiteScore
 
 
36th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.8
2019CiteScore
 
 
36th percentile
Powered by  Scopus