<b>Avaliação das propriedades temporais de duas redes de controle: CAN e PROFIBUS</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v25i2.2210
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v25i2.2210Palavras-chave:
CAN, Jitter, PROFIBUS, Sistemas de Controle via RedesResumo
Com a grande disponibilidade e o baixo custo atual da tecnologia de redes, a utilização das redes de computadores para interconectar sensores, atuadores e controladores está tornando-se amplamente aceita para a implementação de sistemas de controle realimentado. Tal tipo de implementação, na qual as malhas de controle são fechadas utilizando uma rede de comunicação de tempo real, são chamadas de Sistemas de Controle via Redes (ou NCS, para Networked Control Systems). Quando implementamos um NCS, a rede de comunicação subjacente deve fornecer um serviço de comunicação de tempo-real que satisfaça os requisitos das aplicações de controle. Em conseqí¼ência, é fundamental a avaliação da correção do tempo de resposta da rede de comunicação, quando comparado com os requisitos da aplicação de controle. As redes CAN e PROFIBUS são habitualmente consideradas aceitáveis para suportar NCS de pequena escala, devido a sua capacidade de comunicação de tempo real. No entanto, é também conhecido que a sua correção temporal é altamente dependente das características dos fluxos de mensagens suportados, tais como a sua periodicidade e o comprimento de mensagens relacionado. Neste artigo, comparamos as propriedades temporais das redes de controle CAN e PROFIBUS. Basicamente, avaliamos a sua capacidade para suportar sistemas controlados por computador, através do cálculo do tempo de resposta das mensagens no pior caso. Um pequeno exemplo de um NCS é utilizado para comparar a capacidade dessas redes de controle para satisfazer os requisitos da aplicação de controle suportada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
