Viabilidade de uso do delineamento composto central
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v23i0.2795Palavras-chave:
delineamento composto central, delineamento de segunda ordem, superfície de respostaResumo
O delineamento composto central é um delineamento simétrico e de segunda ordem, constituído de duas partes: o fatorial 2k, com um ou mais pontos centrais, e a parte axial. O objetivo deste trabalho foi o de verificar, com simulações, a viabilidade do uso desse tipo de delineamento nas áreas de pesquisas de campo, como em Agronomia; em laboratórios de Fitopatologia, Virologia e Entomologia, em pesquisas onde o coeficiente de variação não é superior a 6%; e na indústria química, com coeficiente de variação abaixo de 3%. Através das simulações, verificou-se que seu uso não é conveniente em áreas de pesquisa, cujo coeficiente de variação seja superior a 6%, quando se buscam estimativas de resposta e dos pontos ótimos e também em pesquisas de campo, como na Agronomia, mesmo quando se repetem todos os tratamentos, pois se observam muitas respostas e pontos bem longe do esperadoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.